PRESSUPOSTOS PREDOMINANTES NA ORGANIZAÇÃO DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

  • Jeferson Gomes Moriel Junior
  • Gladys Denise Wielewski

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p76-87.i5318

Palavras-chave:

Pressupostos epistemológicos, Formação de professores de matemática, Articulação teoria e prática, Educação Matemática.

Resumo

A melhoria no ensino de matemática passa necessária, embora não exclusivamente, pela melhoria na preparação docente e a superação dos problemas da formação inicial de professores exige a análise dos paradigmas que orientam tais cursos. Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre pressupostos epistemológicos que tem predominado em licenciaturas em Matemática no Brasil. A análise sugere que mudanças vem ocorrendo nos cursos e nas pesquisas da área, porém, é preciso cuidar para que a busca de pressupostos (mais) adequados não implique em praticismo, nem em teoricismo na formação docente. São destacadas, ainda, algumas propostas que podem fortalecer nexos entre teoria e prática na formação, bem como, questões de pesquisa visando contribuir para a melhoria da preparação docente.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. PRESSUPOSTOS PREDOMINANTES NA ORGANIZAÇÃO DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 76-87, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p76-87.i5318. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5318. Acesso em: 28 out. 2020.

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