CHALLENGES IN MATH TEACHING FOR A VISUALLY DISABLED STUDENT IN AN INCLUSIVE SCHOOL
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9722Keywords:
Inclusion, Visual impairment, Math teachingAbstract
This article aims to analyze the process of teaching and learning in mathematics, given the difficulties encountered by a student with visual impairment from the methodological practices inserted by a math teacher. One student with visual impairment and a math teacher participated in the research. The research was conducted during math classes in a 6th grade B class in Manaus city with a qualitative approach. For data collection we applied as a research technique a semi-structured interview for both participants and participant observation in which we developed a script to identify essential points related to possible barriers encountered during the teaching and learning process of the teacher and blind student during the classes. mathematics. The results obtained by the research point to some situations experienced in the inclusion process, such as the educator's difficulties in teaching a blind student, besides showing some existing pedagogical barriers for a visually impaired person in math classes, besides the importance of building and using materials. accessibility courses to be applied in math classes, aimed at people with special educational needs.
Downloads
Metrics
References
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 8ª . ed. São Paulo: Ática, 2016.
GERDES, P. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Editora da UFPR, Curitiba, 2005.
GELLERT, U. Didactic material confronted with the concept of mathematical literacy. Educational Studies in Mathematics, 55, 163-179. 2004
KASTRUP, V. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p. 69-93, jun, 2007.
MORAES, M. E. L. A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática. 2016. 318f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará, 2016.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
PAIS, L.C. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC- PUC-SP, 2005.
REALY, L. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. Campinas: Editora Papirus, 2004.
REGIANI, Anelise Maria; MÓL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em química. Revista Ciência e Educação. v.19, n.1. pg 123-134. 2013.
SALES, E. R. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
SILVA, L. M. S. Do improviso às possibilidades de ensino: estudo de caso de uma professora de matemática no contexto da inclusão de estudantes cegos. 2015. 199f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, 2015.
SILVA, M. C. R. F.; PINTO, T. C. L. Inclusão social: o design como parte integrante no ensino da arte. Florianópolis, v. 02, jan./dez. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.