A AÇÃO MEDIADORA COMO ESTRATÉGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16096

Palavras-chave:

Formação docente, Professor mediador, Mediação da aprendizagem

Resumo

Este estudo tem o intuito de agregar-se ao contexto da formação de professores, demonstrando a importância da ação mediadora, na prática docente. Ele traz uma análise do conceito de mediação e sua importância na postura do professor diante da prática pedagógica contemporânea. Desenvolveu-se uma análise na literatura a respeito da mediação docente, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem e de construção do conhecimento, visando entender a importância do professor como mediador e não como um transmissor do conhecimento. Traz uma abordagem metodológica de análise bibliográfica de modo qualitativo. A partir disso, buscou-se lançar apontamentos que evidenciaram que a mediação favorece a aprendizagem dos alunos e a prática pedagógica docente, com habilidades que beneficiam o aprender para vida. A reflexão sobre o assunto proporcionou conexões entre pensadores que valorizam a postura do professor como mediador e responsável pela interpretação e aplicação do currículo em sua prática pedagógica, para tanto, fez-se uso dos pressupostos teóricos de Tébar (2011), Souza e Léa (2004) e Feuerstein (1997). À frente desses aspectos, este estudo propõe contribuir para fomentar o conhecimento acerca do tema, estimulando, em especial, a comunidade docente a refletir sobre sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Gracineide Carvalho de Oliveira, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciência da Amazônia, pela UEA (2021 - concluindo). Pós-graduação em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Senac Aclimação - SP (2019-2020). Pós-graduada em Gestão Escolar, pelo Campus Universitário Senac Santo Amaro - SP (2016), Graduada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins - AM (2012). Atuou como professora de Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Área de conhecimento: Política, Legislação e Gestão da Educação Básica. Docência nas disciplinas: Legislação do Ensino Básico; Estruturas e Fundamentos do Ensino Básico; Problemas Educacionais da Região Amazônica, pelo Departamento de Administração e Planejamento, em cursos de Licenciaturas da Faculdade de Educação: no Instituto de Ciências Exatas e no Instituto de Ciências Biológicas. Significativa experiência em Orientação educacional e Orientações das práticas pedagógicas, elaboração de atividades de desempenho de aprendizagem; planejamento de métodos educacionais; mediação dos processos de aprendizagem; Suporte, recepção e apoio administrativo e pedagógico. Habilidades para as disciplinas: Didática; Pesquisa e Prática Pedagógica; Conteúdos e Métodos da Educação Infantil; Conteúdos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos; Organização do Trabalho Docente; Gestão Educacional e Escolar; Planejamento Educacional e de Ensino; Avaliação Educacional e de Ensino; Metodologias Ativas; Aulas Remotas; Sistema Moodlecloud; Comunicação através das mídias e internet.

Jorge de Menezes Rodrigues, Escola Normal Superior (ENS/UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Polo UEA (2018). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UEA (2012). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - UFAM. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Membro do grupo de pesquisa Alternativas inovadora para o ensino de ciências e matemática. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva, STEAM e Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

OLIVEIRA, G. C. de; RODRIGUES, J. de M. A AÇÃO MEDIADORA COMO ESTRATÉGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23092, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16096. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16096. Acesso em: 1 maio. 2024.