LA ACCIÓN MEDIADORA COMO ESTRATEGIA DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LA FORMACIÓN DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16096


Palabras clave:

Formación docente, Profesor mediador, Mediación del aprendizaje

Resumen

Este estudio tiene como objetivo sumar al contexto de la formación docente, demostrando la importancia de mediar la acción en la práctica docente. Aporta un análisis del concepto de mediación y su importancia en la postura del docente frente a la práctica pedagógica contemporánea. Se realizó un análisis de la literatura sobre mediación docente, reflexionando sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje y la construcción del conocimiento, con el objetivo de comprender la importancia del docente como mediador y no como transmisor de conocimiento. Aporta un enfoque metodológico al análisis bibliográfico de manera cualitativa. A partir de esto, se buscó lanzar notas que evidenciaran que la mediación favorece el aprendizaje de los estudiantes y la práctica pedagógica docente, con habilidades que benefician el aprendizaje para la vida. La reflexión sobre el tema aportó conexiones entre pensadores que valoran la postura del docente como mediador y responsable de la interpretación y aplicación del currículo en su práctica pedagógica, para ello se utilizaron los supuestos teóricos de Tébar (2011), Souza y Léa (2004) y Feuerstein (1997). Frente a estos aspectos, este estudio se propone contribuir a fomentar el conocimiento sobre el tema, estimulando, en particular, a la comunidad docente a reflexionar sobre su práctica pedagógica.

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Biografía del autor/a

  • Gracineide Carvalho de Oliveira, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Mestranda no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciência da Amazônia, pela UEA (2021 - concluindo). Pós-graduação em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Senac Aclimação - SP (2019-2020). Pós-graduada em Gestão Escolar, pelo Campus Universitário Senac Santo Amaro - SP (2016), Graduada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins - AM (2012). Atuou como professora de Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Área de conhecimento: Política, Legislação e Gestão da Educação Básica. Docência nas disciplinas: Legislação do Ensino Básico; Estruturas e Fundamentos do Ensino Básico; Problemas Educacionais da Região Amazônica, pelo Departamento de Administração e Planejamento, em cursos de Licenciaturas da Faculdade de Educação: no Instituto de Ciências Exatas e no Instituto de Ciências Biológicas. Significativa experiência em Orientação educacional e Orientações das práticas pedagógicas, elaboração de atividades de desempenho de aprendizagem; planejamento de métodos educacionais; mediação dos processos de aprendizagem; Suporte, recepção e apoio administrativo e pedagógico. Habilidades para as disciplinas: Didática; Pesquisa e Prática Pedagógica; Conteúdos e Métodos da Educação Infantil; Conteúdos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos; Organização do Trabalho Docente; Gestão Educacional e Escolar; Planejamento Educacional e de Ensino; Avaliação Educacional e de Ensino; Metodologias Ativas; Aulas Remotas; Sistema Moodlecloud; Comunicação através das mídias e internet.

  • Jorge de Menezes Rodrigues, Escola Normal Superior (ENS/UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Polo UEA (2018). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UEA (2012). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - UFAM. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Membro do grupo de pesquisa Alternativas inovadora para o ensino de ciências e matemática. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva, STEAM e Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

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Publicado

2023-11-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Gracineide Carvalho de; RODRIGUES, Jorge de Menezes. LA ACCIÓN MEDIADORA COMO ESTRATEGIA DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LA FORMACIÓN DOCENTE. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23092, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16096. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16096. Acesso em: 17 dec. 2025.