A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR

Kézia da Conceição Costa, Monica Quirina Neto, Renato Almeida Silva, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Ivanise Maria Rizzatti

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar a representação do Ecossistema Lavrado nos livros didáticos de Ciências e observar a contextualização deste conteúdo com a realidade local dos alunos do Ensino Fundamental I da rede pública municipal de ensino de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados os livros de Ciências utilizados nas escolas municipais.  Após a análise, observou-se que não foi encontrado nenhuma referência ao Ecossistema Lavrado. Além disso, notou-se, que os conteúdos presentes nestas obras não fazem contextualização com a realidade local dos alunos, o que pode dificultar a compreensão do conteúdo, uma vez que para existir uma aprendizagem significativa é importante que o estudante consiga identificar a relação entre aquilo que ele estuda e o seu cotidiano.


Palavras-chave


Ecossistema Lavrado; Ciências; Roraima.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p89-105.i7561

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