SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A POLUIÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA - RORAIMA

Autores

  • Aluizio Andrade de Castro Junior Universidade Estadual de Roraima - UERR.
  • Monica Feitosa da Costa Sousa Universidade Estadual de Roraima - UERR.
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima - UERR.
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Estadual de Roraima - UERR.
  • Wellington Leocádio da Silva Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Palavras-chave:

Meio ambiente, preservação, ensino-aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo, abordar a poluição ambiental em espaço não formal por meio da sequência didática com estudantes do 1º ano do ensino fundamental I da escola Municipal Jóquei Clube em Boa Vista – Roraima. A metodologia de estudo é a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Dessa forma, esta pesquisa envolveu a participação de 14 estudantes da referida escola, desenvolveu-se uma sequência didática com cinco atividades, tanto em espaço formal como não formal no turno matutino no mês de setembro de 2018. Conclui-se que a maioria dos alunos apresentaram conhecimento prévio sobre a temática em estudo e ao final das atividades mostraram estar sensibilizados sobre a importância de se manter o ambiente limpo e preservado em torno da instituição para as futuras gerações. 

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Biografia do Autor

Aluizio Andrade de Castro Junior, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Graduação em Ciências Biologicas (2015) - IFRR, Especialização em Educação Ambiental (2016) - Centro Universitário Barão de Mauá,  Licenciatura em Pedagogia (2019) - UNIFACVEST e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).

Monica Feitosa da Costa Sousa, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Graduação em Ciências Biologicas (2015) - IFRR e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - UERR.

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

É Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2002); Doutora em Biodiversidade e Conservação Rede BIONORTE pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2016); Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tem experiência na área de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Etnobotânica e Ensino de Ciências.

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor doutor nível I da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: potenciometria, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, análise de metais em amostras ambientais e pesquisa na área de ensino em química.

Wellington Leocádio da Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Graduado em Pedagogia e Licenciatura Intercultural – Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Roraima, Professor de Biologia na rede estadual de Roraima e Mestrando Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) - UERR.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

JUNIOR, A. A. de C.; SOUSA, M. F. da C.; OLIVEIRA, S. K. S. de; RIZZATTI, I. M.; SILVA, W. L. da. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A POLUIÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA - RORAIMA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 28-43, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8122. Acesso em: 15 ago. 2020.