TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM CORDÉIS: UMA PROPOSTA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11538Palavras-chave:
Artigos Científicos. Divulgação Científica. Literatura de Cordel. Professores. Transposição Didática.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de transposição didática de artigos científicos em cordéis como proposta para a divulgação científica. O referido estudo é resultado da construção de estratégias dinâmicas e diversificadas para divulgar a ciência, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Os procedimentos metodológicos contemplam a transposição didática de 7 (sete) artigos científicos para o formato de Literatura de Cordel sobre as temáticas: a transmissão da malária, pimentas cultivadas no Estado de Roraima, o lavrado da Serra da Lua no Estado de Roraima, o câncer de pele, o elemento químico Arsênio na água, o Garimpo e Mercúrio e a Ciência & Tecnologia na TV brasileira. A atividade foi desenvolvida com um público de 14 mestrandos, que participaram inicialmente da discussão sobre a história, conceitos, exemplos e normas para elaboração de cordéis e produção individual na perspectiva da divulgação científica e possibilidade para que estes mestrandos também desenvolvessem esta técnica com seus alunos em sala de aula. Para a coleta de dados foi realizada uma análise dos cordéis produzidos, aplicado um questionário com 4 (quatro) perguntas abertas através do Google Forms e uso de diário de bordo. Os resultados apontam, a possibilidade do uso da Literatura de Cordel na prática pedagógica dos mestrandos enquanto docentes, revelando seu potencial prazeroso, lúdico e interdisciplinar, além de possibilitar uma reflexão quanto a importância de uma maior inserção da abordagem da Literatura de Cordel na formação inicial e continuada dos professores.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALMEIDA, Carla; MASSARANI, Luiza; MOREIRA, Ideu de Castro. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana, São Paulo, 11 (3): 5 – 25,
Set./Dez.2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-45732016000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 de nov. 2020.
BARBOSA, Alex Samyr Mesquita; PASSOS, Carmensita Matos Braga; COELHO, Afrânio de Araújo. O cordel como recurso didático no Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências. v 6, n. 2, p. 161-168, 2011. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID154/v6_n2_a2011.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2020.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761. Acesso em: 02 de dez. 2020.
CACHAPUZ, Antônio. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/347707031/2005-A-NECESSARIA-RENOVACAO-DO-ENSINO-DAS-CIENCIAS-pdf. Acesso em: 25 de nov. 2020. Acesso em: 16 de nov. 2020.
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v. 3, maio/ago, 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2338/1111. Acesso em: 18 de fev. 2021.
CURRAN, Mark. O Brasil em Cordel. 2ª ed. 1. Reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências Fundamentos e Métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FORTANELLA, Denise; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. In: VIII Encontro Internacional de Produção Científica. 2013, Maringá. Anais do VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, 2013. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Denise_Fontanella.pdf. Acesso em: 15 de dez. 2020.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin. Divulgação científica na sala de aula. Perspectiva e possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
LÔDELO, Fernanda Silva, PORTO, Cristiane de Magalhães. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Ver. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p. 18-34, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/515. Acesso em: 10 de nov. 2020.
MEDEIROS, Joseane Maria Araújo; SILVA, Rita de Cássia Angelo da; LEMOS, Daiane Torres de. Literatura de Cordel na prática educativa do PIBID. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX. v. 14, n. 1, p. 43-53, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/696. Acesso em: 26 nov. 2020.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A literatura de cordel como patrimonio cultural. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 72, p. 225-244, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rieb/n72/2316-901X-rieb-72-225.pdf. Acesso em: 10 de dez. 2020.
OLIVEIRA, Carlos Jorge Dantas de. A formação da literatura de cordel brasileira. 2012. 380 f. Tese (Doutorado) – Universidade de Santiago de Compostela, Faculdade de Filosofia, Programa de doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Santiago de Compostela, 2012. Disponível em: https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/5083/REP_195_12.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 de nov. 2020.
PES, Cinara Dal Santo; PIGATTO, Aline Grohe Schirmer; BISOGNIN, Eleni. Transposição Didática em ciências: um mapeamento em periódicos da área da educação e do ensino. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 17, n. 2, p. 319-326. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/viewFile/2071/1898. Acesso em 18 de fev. 2021.
SAMPIERI, Roberto Hernández. et al. Metodologia de pesquisa. 5. ed. – Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Mayara Gomes da; DIAS, Márcia Adelino da Silva; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. A literatura de Cordel no Ensino de ciências: um olhar para os folhetos do poeta Manoel Monteiro. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_11_1.htm. Acesso em: 01 de dez. 2020.
SILVA, Silvio Profirio da. et al. Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010. P. 304-322. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/603/539. Acesso em: 10 de nov. 2020.
TEIXEIRA, Larissa Amaral. Literatura de Cordel no Brasil: Os folhetos e a função circunstancial. 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro Universitário de Brasília, Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais aplicadas, Brasília, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/185252229.pdf. Acesso em: 10 de nov. 2020.
VALÉRIO, Marcelo; BAZZO, Walter Antonio. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco. Em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34/16. Acesso em: 15 de nov. 2020.
XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; GONÇALVES, Carolina Brandão. A relação entre a divulgação científica e a escola. Ver. ARATÉ, Manaus, v. 7, n. 14, p. 182-189, jul./dez. 2014. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/2950/1/c20e%20a%20escola.pdf. Acesso em: 16 de nov. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexssandra de Lemos Pinheiro, Degival Alves de Melo, Ediane Sousa Miranda Ramos, Selene Dias Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.