ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.8265

Palavras-chave:

Espaços não formais, Roraima, Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, e teve como objetivo investigar se na prática pedagógica de três professores de ciências do ensino fundamental II e dois de biologia do ensino médio integral de escolas estaduais de Boa Vista – RR utilizam espaços não formais para o ensino de ciências. A metodologia consistiu de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da aplicação de questionário contendo quatro questões subjetivas para compreender como os professores compreendem os espaços não formais e, se em sua prática docente envolvem o uso de algum espaço não formal voltado para o ensino de ciências. Como resultado, verificou-se que os docentes não fazem uso dos espaços não formais em sua prática pedagógica, citando fatores como falta de apoio da escola e inexperiência em como organizar as aulas nesses espaços.

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Biografia do Autor

Esterline Félix dos Reis, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima (2008). Especialização em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Foi professora na Escola Estadual São José -RR de 2017 até início de 2018. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Ciências. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências com ênfase no Ensino de Ciências em espaços não formais e divulgação científica.

Mônica Feitosa da Costa Sousa, Universidade Estadual de Roraima

Acadêmica do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Dilce dos Santos Alves, Universidade Estadual de Roraima

Acadêmica do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR

Maria Iranete Mineiro Pinho, Universidade Estadual de Roraima

Acadêmica do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima

Docente do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciênicas pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Referências

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

REIS, E. F. dos; SOUSA, M. F. da C.; ALVES, D. dos S.; PINHO, M. I. M.; RIZZATTI, I. M. ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 23–36, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8265. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8265. Acesso em: 24 nov. 2024.
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