ESTUDO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO - CAMPUS CALAMA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p179-189.i6509

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Técnico Integrado, Instituto Federal

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, tem por objetivo analisar o projeto pedagógico do curso (PPC) do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentando o local da pesquisa o campus Calama. As análises permitiram inferir que a constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia permeia a história da educação profissional no Brasil, transformando-se em cada momento histórico, segundo o cenário econômico, político, social e cultural vivenciado no país. A pesquisa neste sentido, busca aspectos relevantes para analisar a proposta do projeto pedagógico do curso em relação a formação dos alunos do curso técnico em química integrado, sobretudo no campo da formação geral. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados, entre eles a própria construção da identidade do curso técnico integrado, especialmente no que diz respeito ao excesso de disciplinas e limitações no campo da formação profissional.

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Biografia do Autor

Enio Gomes da Silva, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em QUÍMICA pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Doutorado na área de Educação e Matemática (REAMEC) realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (2018), Mestrado na área de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia, Pós Graduado em metodologia do ensino superior e em química tecnológica. Atualmente pertence ao quadro de docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz-química, perfil-professor e professor-química.

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UERR e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.

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Publicado

2018-05-10

Como Citar

SILVA, E. G. da; RIZZATTI, I. M. ESTUDO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO - CAMPUS CALAMA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 179–189, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p179-189.i6509. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6509. Acesso em: 12 nov. 2024.

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