ESTUDO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO - CAMPUS CALAMA

Enio Gomes da Silva, Ivanise Maria Rizzatti

Resumo


Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, tem por objetivo analisar o projeto pedagógico do curso (PPC) do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentando o local da pesquisa o campus Calama. As análises permitiram inferir que a constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia permeia a história da educação profissional no Brasil, transformando-se em cada momento histórico, segundo o cenário econômico, político, social e cultural vivenciado no país. A pesquisa neste sentido, busca aspectos relevantes para analisar a proposta do projeto pedagógico do curso em relação a formação dos alunos do curso técnico em química integrado, sobretudo no campo da formação geral. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados, entre eles a própria construção da identidade do curso técnico integrado, especialmente no que diz respeito ao excesso de disciplinas e limitações no campo da formação profissional.


Palavras-chave


Educação Profissional; Ensino Técnico Integrado; Instituto Federal

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, MEC. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Catálago Nacional de Cursos Técnicos, Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto nº. 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei Federal nº. 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMT, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 30ª ed. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IFRO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Campus Calama, 2011.

MANFRINATO, Marcia Helena Vargas. Proposta de organização curricular em curso técnico profissionalizante: meio ambiente e educação ambiental – um estudo de caso. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

MOLL, Jaqueline. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p179-189.i6509

Apontamentos

  • Não há apontamentos.