A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p89-105.i7561


Palavras-chave:

Ecossistema Lavrado, Ciências, Roraima.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a representação do Ecossistema Lavrado nos livros didáticos de Ciências e observar a contextualização deste conteúdo com a realidade local dos alunos do Ensino Fundamental I da rede pública municipal de ensino de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados os livros de Ciências utilizados nas escolas municipais.  Após a análise, observou-se que não foi encontrado nenhuma referência ao Ecossistema Lavrado. Além disso, notou-se, que os conteúdos presentes nestas obras não fazem contextualização com a realidade local dos alunos, o que pode dificultar a compreensão do conteúdo, uma vez que para existir uma aprendizagem significativa é importante que o estudante consiga identificar a relação entre aquilo que ele estuda e o seu cotidiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kézia da Conceição Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    PROFESSORA NA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA RORAIMA

    Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia(2013) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Roraima(2017). Atualmente é PROFESSORA da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

  • Monica Quirina Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Roraima (2015) e Especialização em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá de São Paulo (2016). Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2018). Cursa Mestrado profissional em Ensino de Ciências pela UERR com com ênfase em Métodos pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Atualmente é pesquisadora em novas metodologias educacionais com experiência no ensino remoto como professora da educação básica. 

  • Renato Almeida Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    MESTRANDO NO PROGRAMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

  • Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    Professor do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (PRONAT-UFRR). Possuo Mestrado em Botânica (UFRPE) e doutorado em Botânica (INPA). Atuo principalmente com fitossociologia, florística, etnoecologia, espaços não formais, recursos didáticos e Literatura de cordel para a construção de uma Cultura Científica

  • Ivanise Maria Rizzatti, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

    Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UERR e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.

Referências

ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Transposição Didática: por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.

ALVAREZ, Beatriz Ana. in MOREIRA, Marco Antônio; AXT, Roland. (org).Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.

BARBOSA, Reinaldo Imbrozio; CAMPOS, Ciro; PINTO, Flávia; FEARNSIDE, Philip Martins. The “Lavrados” of Roraima: Biodiversity and Conservation of Brazil‟s Amazonian Savannas. Functional Ecosystems and Communities, v.1, n.1, abril. 2007.

BARBOSA, José Beethoven Figueiredo. Plantas invasoras em Roraima. In: BARBOSA, Reinaldo Imbrozio; MELO, Valdinar Ferreira. Roraima: Homem, Ambiente e Ecologia. Boa Vista, FEMACT, 2010.

BARBOSA, Reinaldo Imbrozio; CAMPOS, Ciro; PINTO, Flávia. O Lavrado de Roraima: importância biológica, desenvolvimento e conservação na maior savana do Bioma Amazônia. 2008. Disponível em: http://agroeco.inpa.gov.br. Acessado em: 20/07/2018.

BOA VISTA. Prefeitura Municipal de Boa Vista. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Proposta Curricular do Ensino Fundamental nos anos iniciais / Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.

BRASIL. Ministério Da Educação E Cultura. Fundação de Assistência ao Estudante. Programa Nacional do Livro Didático. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: 1º a 4a séries. - Brasília : FAE, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96.

CAMPOS, Ciro (org). Diversidade socioambiental de Roraima: subsídios para debater o futuro sustentável da região. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2011.

DALAROSA, Adair Ângelo. Ciência, pesquisa e metodologia na universidade. In: LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em Educação. Campinas: Autores Associados; Histebr; Caçador: UnC, 1999, p. 95-104

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Ciência Aplicada. Blumenau, v. 2, n. 04, p. 01-13, 2008.

FONSECA, Vandré. Um parque para o Lavrado de Roraima. 2008. Disponível em: www.oeco.com.br. Acessado em: 10/07/2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008

IAB (equipe técnica). Ciências 1º ano. 3ª ed. – Brasília, DF: Instituto Alfa e Beto, 2010 (Coleção IAB de Ciências).

IAB (equipe técnica). Ciências 2º ano. 2ª ed. – Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011 (Coleção IAB de Ciências).

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. 1 ed. 3a. impressão. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Cotidiano escolar).

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.

LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. Coleção Magistério: 2º Grau. São Paulo: Cortez, 1990.

LIMA, Juliana Barata de Souto; AMARO, Beatriz Dias. Ciências 3º ano. 2ª ed. – Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011 (Coleção IAB de Ciências).

LIMA, Juliana Barata de Souto; AMARO, Beatriz Dias. Ciências 4º ano. 2ª ed. – Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011 (Coleção IAB de Ciências).

OLIVEIRA, João Batista Araújo. Ciências, Manual de Orientação. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011 – (Coleção IAB de Ciências).

RICARDO, Elio Carlos. Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 4, n. 1, 2003.

Silva, Dom Mario Antônio. Protegendo o Bioma do Lavrado, em Roraima. 2017. Disponível em: www.revistamissoes.org.br. Acessado em 01/06/2018.

SILVEIRA, Luiz Fábio. Mundo das aves: As exclusivas aves de Roraima. Revista Cães & Cia, 2013. Editora Top. Co. São Paulo – SP.

TEIXEIRA, Rodrigo Barbosa; GODOY, Madalena Ferrary. Ciências 5º ano. 2ª ed. – Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011 (Coleção IAB de Ciências).

Publicado

2019-05-04

Como Citar

COSTA, Kézia da Conceição; NETO, Monica Quirina; SILVA, Renato Almeida; OLIVEIRA, Rodrigo Leonardo Costa de; RIZZATTI, Ivanise Maria. A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 89–105, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p89-105.i7561. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7561. Acesso em: 9 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)