A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p89-105.i7561

Palavras-chave:

Ecossistema Lavrado, Ciências, Roraima.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a representação do Ecossistema Lavrado nos livros didáticos de Ciências e observar a contextualização deste conteúdo com a realidade local dos alunos do Ensino Fundamental I da rede pública municipal de ensino de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados os livros de Ciências utilizados nas escolas municipais.  Após a análise, observou-se que não foi encontrado nenhuma referência ao Ecossistema Lavrado. Além disso, notou-se, que os conteúdos presentes nestas obras não fazem contextualização com a realidade local dos alunos, o que pode dificultar a compreensão do conteúdo, uma vez que para existir uma aprendizagem significativa é importante que o estudante consiga identificar a relação entre aquilo que ele estuda e o seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Kézia da Conceição Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

PROFESSORA NA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA RORAIMA

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia(2013) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Roraima(2017). Atualmente é PROFESSORA da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Monica Quirina Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Roraima (2015) e Especialização em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá de São Paulo (2016). Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2018). Cursa Mestrado profissional em Ensino de Ciências pela UERR com com ênfase em Métodos pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Atualmente é pesquisadora em novas metodologias educacionais com experiência no ensino remoto como professora da educação básica. 

Renato Almeida Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

MESTRANDO NO PROGRAMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Professor do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (PRONAT-UFRR). Possuo Mestrado em Botânica (UFRPE) e doutorado em Botânica (INPA). Atuo principalmente com fitossociologia, florística, etnoecologia, espaços não formais, recursos didáticos e Literatura de cordel para a construção de uma Cultura Científica

Ivanise Maria Rizzatti, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UERR e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.

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Publicado

2019-05-04

Como Citar

COSTA, K. da C.; NETO, M. Q.; SILVA, R. A.; OLIVEIRA, R. L. C. de; RIZZATTI, I. M. A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 89–105, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p89-105.i7561. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7561. Acesso em: 28 mar. 2024.

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