ANÁLISE DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12530Palavras-chave:
Educação, Conhecimento Matemático, Autonomia, Aprendizagem colaborativa, ProtagonismoResumo
Esta pesquisa objetiva analisar a produção científica nas bases de dados do Google Acadêmico, Portal Oasis e SciELO, sobre a utilização das metodologias ativas pelos docentes no ensino da matemática, e como esses fazeres podem interferir significativamente no aprendizado dos estudantes. O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, com abordagem exploratória e qualitativa. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2015 a 2020 para a constituição da pesquisa. A pergunta utilizada para essa pesquisa foi: Quais as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de matemática que a literatura científica aponta? Após a busca, a seleção, a extração, a síntese, a leitura e os fichamentos dos diversos materiais bibliográficos, foram encontrados 150 trabalhos relacionados com a temática nas bases de dados, dos quais foram selecionados sete trabalhos que se relacionavam diretamente com o objetivo deste estudo. A análise de dados permitiu inferir que as metodologias ativas no ensino de matemática são caminhos possíveis para a educação, que consolidam o uso de ferramentas ativas que favorecem o aluno como agente principal desse aprendizado.
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