ANÁLISE DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12530

Palavras-chave:

Educação, Conhecimento Matemático, Autonomia, Aprendizagem colaborativa, Protagonismo

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a produção científica nas bases de dados do Google Acadêmico, Portal Oasis e SciELO, sobre a utilização das metodologias ativas pelos docentes no ensino da matemática, e como esses fazeres podem interferir significativamente no aprendizado dos estudantes. O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, com abordagem exploratória e qualitativa. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2015 a 2020 para a constituição da pesquisa. A pergunta utilizada para essa pesquisa foi: Quais as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de matemática que a literatura científica aponta? Após a busca, a seleção, a extração, a síntese, a leitura e os fichamentos dos diversos materiais bibliográficos, foram encontrados 150 trabalhos relacionados com a temática nas bases de dados, dos quais foram selecionados sete trabalhos que se relacionavam diretamente com o objetivo deste estudo. A análise de dados permitiu inferir que as metodologias ativas no ensino de matemática são caminhos possíveis para a educação, que consolidam o uso de ferramentas ativas que favorecem o aluno como agente principal desse aprendizado.

 

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Biografia do Autor

Pedro Henrique de Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Icó, Ceará, Brasil.

Administrador CRA/CE nº 11499. Especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, em Gestão Tributária e Gestão Pública Municipal. Licenciado em Matemática pelo IFCE Campus Cedro. Trabalhou como Assessor Administrativo Financeiro da Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Walfrido Monteiro no período de 2013 a 2018. Atualmente é coordenador e professor do curso técnico em finanças na EEEP Deputado José Walfrido Monteiro contratado pelo Instituto Centro Tecnológico do Ceará - CENTEC. Tem experiência na área de gestão de pessoas, e psicologia do trabalho e projetos científicos. 

Lêda Ferreira Cabral, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Santa Inês, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006), Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017), especialização em Matemática de Ensino Básico pela Faculdade Vale do Itapecuru (2009) e em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão (2011). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2013). Doutora em Educação Matemática pela UNESP (2018). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Linguagem, Espaços Formativos, Experiência Matemática, Formação de Professores. Tem experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior. É Integrante do Grupo de Pesquisa Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação da Unesp-Rio Claro e Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ciências, Física e Matemática- GEPICFM do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão - CESC UEMA. 

Antonio Marcos da Costa Silvano, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

Doutor em educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) com ênfase em formação de professores de matemática e uso das tecnologiais digitais. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC -2011) e Especialista no ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2004), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2011) e licenciado em Ciências-Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2002). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) Campus Cedro. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase na formação de professores, Ensino e aprendizagem de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, saberes docentes e conhecimento digital, educação matemática, didática e tecnologias digitais, álgebra, teoria dos números, estruturas algébricas, cálculo diferencial e integral, estatística, metodologia do ensino de matemática e laboratório de matemática, https://orcid.org/0000-0001-7097-3674.

Referências

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

LIMA, P. H. de; CABRAL, L. F. .; SILVANO, A. M. da C. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21056, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12530. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12530. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática