O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11585


Palavras-chave:

Ensino, Objeto de Aprendizagem, Ensino de Ciências Exatas e Naturais, TDIC, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente trabalho foi concebido a partir dos estudos e pesquisas suscitadas na disciplina intitulada Objetos de Aprendizagem aplicados ao Ensino de Ciências Exatas e Naturais do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa teve como objetivo avaliar as potencialidades pedagógicas e cognitivas dos objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de ciências exatas e naturais na Educação Básica e foi pautada metodologicamente nos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida a partir da avaliação das potencialidades pedagógicas e cognitivas dos OA com a participação de um grupo composto por de (quinze) professores alunos da disciplina, a análise dos resultados foi realizada a partir de um questionário. Ressalta-se que o trabalho foi fundamentado nos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa ausubeliana e aportes teóricos que fundamentam o uso dos OA digitais e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por meio deste estudo, foi possível perceber indícios relativo aos aspectos teóricos, metodológicos e práticos da avaliação das ferramentas digitais que possibilita o auxílio aos professores e aos alunos no processo de ensino e aprendizagem de forma reflexiva, assim como, verificar como ocorrem as implicações do seu uso no âmbito do ensino das Ciências Exatas e Naturais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Verônica Maria Lavor Silva de Melo, Secretaria Municipal da Educação (SME), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Possui graduação em Formação Prof. em Áreas Específicas - Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Foi tutora do Instituto Federal de Educação e Cultura do Ceará - IFCE dos cursos de Hotelaria e Licenciatura em Matemática e também foi tutora presencial do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Na atualidade é professora da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza - SME, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Tecnologias no Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Formação de Professores. 

  • Bergson Rodrigo Siqueira de Melo, Secretaria Municipal da Educação (SME), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Doutor em Educação pelo Pograma de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018), Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em EaD pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Especialista em Matemática e Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2005), possui Licenciatura em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO - UNESF (2000), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Professor de Matemática e Ciências da Prefeitura Municipal de Fortaleza - SME. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Teoria da Atividade, EaD, Didática da Matemática, Filosofia da Ciência e da Matemática, Tecnologia para o ensino de Matemática, TDIC, Objetos de Aprendizagem e Ensino de Matemática. https://orcid.org/0000-0003-0437-8062. Telefone para contato (85-985277667), e-mail:bergson1melo@gmail.com.

  • Antonio Marcos da Costa Silvano, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) com ênfase em formação de professores de matemática e uso das tecnologias digitais. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC -2011) e Especialista no ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2004), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2011) e licenciado em Ciências-Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2002). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) Campus Cedro, Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática - IFCE campus Cedro. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase na formação de professores, Ensino e aprendizagem de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, saberes docentes e conhecimento digital, educação matemática, didática e tecnologias digitais, álgebra, teoria dos números, estruturas algébricas, cálculo diferencial e integral, estatística, metodologia do ensino de matemática e laboratório de matemática.

Referências

AUSUBEL, D. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D., HANESEIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Warbel & Peck. 1978.

ALMEIDA, M. E. B. de VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ALMEIDA, M.; VALENTE, J.A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. In: Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 12 dez.2020.

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de Aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 12-28.

BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, 2015. v. 1, 157 p. Disponível em: https://pesquisa.ufabc.edu.br/intera/wp-content/uploads/2015/12/objetos-de-aprendizagem-v1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

BECK, R.J. Learning Objects: What? Center for Internation Education. University of Winsconsin. Milwaukee. 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVOR. O. P.; MARTINS, K. M. L. Potencializando o Ensino de Matemática Através de Objetos de Aprendizagem. Revista e-Mosaicos. Rio de Janeiro, v.9. n.21, 2020. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46565.

MELO, B. R. S. de; SILVANO, A. M. da C.; RIBEIRO, J. W.; MELO, V. M. L. S. de. O USO PEDAGÓGICO DO SOFTWARE WINPLOT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CÁLCULO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 378-395, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10470

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2016.

MÓRAN, José. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015 Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso 15 dez. 2020.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U. Ltda. 2. ed. São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, W. A. Ensino de sequências: dos parâmetros curriculares nacionais à base nacional comum curricular. Anais ... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNICSUL - Campus Anália Franco, São Paulo - SP, 25 a 27 de outubro de 2019.

TEIXEIRA, A. S. M.; MUSSATO, S. Contribuições do Software Geogebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 449-466, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10835

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, Unicamp/NIED: 1999.

WILEY, D. A. Projeto de objetos de aprendizagem e teoria do sequenciamento. 2000. 142f. Tese de Doutorado. Brigham Young University, Department of Instructional Psychology and Technology, Provo, Utah, Estados Unidos, 2000. Disponível em: https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf. Acesso em 25 jan. 2021.

Publicado

2021-03-10

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21022, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11585. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11585. Acesso em: 7 abr. 2025.