UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA PERCEPÇÃO NO AMAZONAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11984

Palavras-chave:

ensino de matemática., História da Educação Matemática., formação de professores

Resumo

O texto que apresentamos ressalta um pequeno fragmento da história do ensino da matemática destacando sua trajetória antes e durante a sua chegada ao Brasil até se fazer presente no Amazonas. Para conseguirmos subsídios necessários para tal escrita, fizemos uma pesquisa bibliográfica, documental e também fizemos uso de entrevistas. Essa busca nos mostrou uma interessante trajetória da Matemática, começando pela Europa, passando pelo Brasil, mais especificamente na região sudeste, até chegar ao Amazonas. Aqui, além da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), posteriormente Universidade do Estado do Amazonas (UEA) outras instituições particulares possibilitaram, de certa forma, o desenvolvimento desta área do conhecimento em nosso estado e a formação de professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias – ICET, Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

Licenciado em Matemática, Especialização em ensino de matemática e mestrado pelo PROFMAT, todos os cursos realizados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Hoje trabalho como professor na licenciatura em ciências: matemática e física. Nas disciplinas pedagógicas e específicas. Hoje pesquisa na área de Educação Matemática e Ensino de Matemática, na linha de formação de professores.

José de Alcântara Filho, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (1994-1998). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (2004-2006). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA - (2006-2008). Professor Assistente nivel A da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Concursado pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC - Professor do Ensino Médio. Membro do grupo de pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências naturais na Amazônia (AIECAM).

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

MORAES JÚNIOR, R. J. de; ALCÂNTARA FILHO, J. de .; GHEDIN, E. L. . UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA PERCEPÇÃO NO AMAZONAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21032, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11984. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11984. Acesso em: 12 maio. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática