UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA PERCEPÇÃO NO AMAZONAS
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11984Palavras-chave:
ensino de matemática., História da Educação Matemática., formação de professoresResumo
O texto que apresentamos ressalta um pequeno fragmento da história do ensino da matemática destacando sua trajetória antes e durante a sua chegada ao Brasil até se fazer presente no Amazonas. Para conseguirmos subsídios necessários para tal escrita, fizemos uma pesquisa bibliográfica, documental e também fizemos uso de entrevistas. Essa busca nos mostrou uma interessante trajetória da Matemática, começando pela Europa, passando pelo Brasil, mais especificamente na região sudeste, até chegar ao Amazonas. Aqui, além da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), posteriormente Universidade do Estado do Amazonas (UEA) outras instituições particulares possibilitaram, de certa forma, o desenvolvimento desta área do conhecimento em nosso estado e a formação de professores de Matemática.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, Ulisses. Temas Transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2001.
BURKER, Peter. O que é história do conhecimento. 1. ed. São Paulo: editora Unesp, 2016.
CASTRO, F. M. de Oliveira. A matemática no Brasil. Campinas, SP: editora da UNICAMP, 1992.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
MATTOS, Sandra. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Porto Alegre, RS: editora Fi, 2020.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
SILVA, Clóvis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3 ed. Rev. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.
SILVA, Maria dos Remédios Gomes da. Alguns episódios da educação matemática em Manaus nas décadas de 1960 e 1970. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254061. Acesso em: 24 abr. 2021.
TRIBUZY, Ivan de A. A história da matemática no Amazonas. Manaus: Inédito.
VALENTE, Wagner. O Lugar da Matemática Escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro/SP, v. 27, n. 47, p. 939-953, dez. 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012
VALENTE, Wagner. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática. v 2.2, p. 28-49, jan. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990/12091. Acesso em: 27/01/2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rogério Jacinto de Moraes Júnior, José de Alcântara Filho, Evandro Luiz Ghedin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.