FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10100

Palavras-chave:

Formação de professores. Formação inicial e contínua. Ensino de Ciências nos anos iniciais.

Resumo

O texto apresenta parte dos resultados e reflexões que emergiram ao longo da pesquisa concluída no âmbito do mestrado em educação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Objetiva discutir os limites da formação inicial e contínua dos professores dos anos iniciais, no que diz respeito ao ensino de Ciências Naturais, diante do contexto das escolas públicas municipais de Manaus-AM. Os dados foram construídos por meio de questionários e entrevistas. A pesquisa norteia suas explanações a partir do diálogo entre o método Hermenêutico Crítico (GHEDIN, 2004; GHEDIN & FRANCO, 2008) coadunado aos conceitos da Teoria da Enunciação (BAKHTIN, 1997, 2006). Os resultados indicam que os professores não orientam a construção da prática docente fundamentalmente a partir dos conhecimentos projetados na formação inicial e contínua. No tocante à formação inicial, argumentaram que consideram os processos distantes da realidade escolar e excessivamente teóricos. Falas que são contextualizadas diante do cenário histórico da constituição do curso de Pedagogia. Em relação aos cursos de formação contínua, os docentes os percebem como desorganizados, fragmentados e teóricos. Em suma, o ensino de ciências tem ampliado cada vez mais seu escopo e complexidade enquanto corpo de conhecimentos, possuindo imbricações em diversas áreas, o que fez emergir um conjunto de tendências para o ensino de ciências; portanto, os processos formativos dos professores que ministram Ciências Naturais no Ensino Fundamental I são insuficientes para a compreensão e atuação frente a tais demandas. Para tanto, é necessário maior atenção e reais esforços para mudar o quadro formativo que se apresenta.

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Biografia do Autor

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas.

Paulo César de Almeida Raboni, Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente/SP

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado (1993) e doutorado (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em Ensino de Ciências pela FE/USP e em Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Presidente Prudente, no curso de Pedagogia e no programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas na Formação de Professores). 

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Pesquisador na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente na EDUCANORTE.

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

SILVA, T. G. da; RABONI, P. C. de A.; GHEDIN, E. L. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 308–326, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10100. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10100. Acesso em: 16 abr. 2024.