REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE LINGUAGEM NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10428


Palavras-chave:

Linguagem. Ensino. Educação. Programas de Pós-Graduação. Região Amazônica.

Resumo

Este trabalho teve como foco principal a realização de um levantamento das teses e dissertações no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para composição de uma Revisão Sistemática (RS) sobre o estudo da linguagem nos programas de pós-graduação em educação e ensino na região Amazônica. A pesquisa sustentou-se nos seguintes objetivos: Conhecer as  teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em educação e ensino da região Amazônica sobre a linguagem; apresentar o percurso metodológico e as bases teóricas das teses e dissertações sobre a linguagem no período de 2013 a 2018; e analisar as produções científicas que abordaram  a Linguagem além de identificar as categorias, sua função e sua contribuição para a educação e o ensino. Os resultados apontaram produções em linguagem matemática e científica, processo cognitivo e linguagem oral e escrita, sendo mais evidenciados nas produções científicas analisadas, e uma limitada produção científica sobre a linguagem na região Amazônica.

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Biografia do Autor

  • Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Reamec da UFMT. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.  Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Maria Leogete Joca da Costa, Universidade Federal de Roraima

    Discente de curso de Doutorado em Educação e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos – PB. Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – UFRR.

  • Patrik Marques dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

    Discente de curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - REAMEC, Polo UEA/Manaus e Mestrado em Educação em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente EBTT de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - Campus Parintins.

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Publicado

2020-09-06

Como Citar

REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE LINGUAGEM NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO NA REGIÃO AMAZÔNICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 21–40, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10428. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2025.