PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NOS ENPECs SOBRE CTS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p57-75.i5317Palavras-chave:
ENPECs, CTS, Ensino Fundamental.Resumo
Na sociedade em que vivemos cada vez mais se exige indivíduos alfabetizados cientificamente. Nesta perspectiva, a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nos últimos anos, tem despertado interesse de muitos pesquisadores preocupados em discutir as suas manifestações no cenário educacional e, com isso, colaborar para esta alfabetização científica. Assim, o objetivo desse artigo é mapear essa abordagem e identificar como ela aparece nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados como objeto de estudo os trabalhos sobre CTS apresentados nos três últimos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs 2007, 2009 e 2011). O problema de pesquisa do presente trabalho foi assim definido: como estão as publicações nos ENPECs sobre CTS e quais especificamente tratam/envolvem experiências de ensino em CTS nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder tais questões utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo a partir de Bardin (2011). Apresenta-se uma breve análise do contexto geral das publicações e aprofunda-se o estudo nos trabalhos que apresentam experiências de ensino em CTS. Constatou-se que houve um incremento nas publicações sobre o tema CTS, e o Ensino Fundamental é tratado em várias outras temáticas, no entanto, a abordagem CTS é uma meta ainda a ser alcançada nesse nível de ensino, pois são pouquíssimas as pesquisas que tratam sobre essa abordagem no Ensino Fundamental no período pesquisado e ainda há um longo caminho a percorrer para sua efetivação.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.