PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NOS ENPECs SOBRE CTS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p57-75.i5317

Palavras-chave:

ENPECs, CTS, Ensino Fundamental.

Resumo

Na sociedade em que vivemos cada vez mais se exige indivíduos alfabetizados cientificamente. Nesta perspectiva, a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nos últimos anos, tem despertado interesse de muitos pesquisadores preocupados em discutir as suas manifestações no cenário educacional e, com isso, colaborar para esta alfabetização científica. Assim, o objetivo desse artigo é mapear essa abordagem e identificar como ela aparece nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados como objeto de estudo os trabalhos sobre CTS apresentados nos três últimos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs 2007, 2009 e 2011). O problema de pesquisa do presente trabalho foi assim definido: como estão as publicações nos ENPECs sobre CTS e quais especificamente tratam/envolvem experiências de ensino em CTS nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder tais questões utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo a partir de Bardin (2011). Apresenta-se uma breve análise do contexto geral das publicações e aprofunda-se o estudo nos trabalhos que apresentam experiências de ensino em CTS. Constatou-se que houve um incremento nas publicações sobre o tema CTS, e o Ensino Fundamental é tratado em várias outras temáticas, no entanto, a abordagem CTS é uma meta ainda a ser alcançada nesse nível de ensino, pois são pouquíssimas as pesquisas que tratam sobre essa abordagem no Ensino Fundamental no período pesquisado e ainda há um longo caminho a percorrer para sua efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

FERST, E. M.; GHEDIN, E. L. PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NOS ENPECs SOBRE CTS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 1, p. 57–75, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p57-75.i5317. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)