LETRAMENTO CIENTÍFICO NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA

Autores

  • Tadeu Teixeira de Souza Universidade Vale do Taquari - UNIVATES
  • Simone Beatriz Reckziegel Henckes Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Diógenes Gewehr Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Bárbara Scartezzini Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p310-323.i6560

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Livro Didático, Educação Básica, Ensino Médio, Alfabetização Científica.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar como o Letramento Científico tem sido desenvolvido pelos docentes de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município de Iguatu/CE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com aproximações de estudo de caso. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada junto a 13 professores. As informações obtidas foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstraram que os professores entrevistados apresentam insegurança quanto ao tema deste estudo, bem como, dificuldades em fazer relação com suas práticas diárias. Não possuem clareza quanto ao conceito de Letramento Científico. Utilizam como estratégia pedagógica principal para as aulas o livro didático, o qual muitas vezes é desconexo da realidade dos alunos, conforme os entrevistados. É possível inferir que este tema deve ser problematizado entre os professores a fim de habilitá-los para a reflexão, buscando uma prática docente intimamente significante para os alunos, almejando o Letramento científico destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tadeu Teixeira de Souza, Universidade Vale do Taquari - UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Professor de Biologia de Iguatu/CE/Brasil.

Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Universidade Vale do Taquari - Univates

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino.
Licenciada em Ciências Biológicas. Bolsista PROSUC/CAPES.

Diógenes Gewehr, Universidade Vale do Taquari - Univates

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino, Mestre em Ensino, Bolsista PROSUC/CAPES.

Bárbara Scartezzini, Universidade Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Científica - Universidade Vale do Taquari - Univates.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates.

Referências

BRANDI, A.T.E.; GURGEL, C.M.do A. A alfabetização Científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, v.8, n.1, p.113-125, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2003, v. 2.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Resultados Nacionais PISA 2006. Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Brasília: MEC/INEP. 2008, 153 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DEL PINO, J.C.; FRISON, M.D. Química: um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v.1, n.1, 2011.

DEMO, P. Metodologia da investigação em Educação. Curitiba: Ibpex, 2005. 192 p.

DIESEL, A., OLIVEIRA, E.C.; DEL PINO, J.C.; MARMITT, D. Contribuições da Língua Portuguesa para uma proposta de Letramento Científico e Tecnológico no contexto escolar. Revista Eletrônica Debates em educação Científica e Tecnológica. V.6, n.2, p.58-69, 2016.

FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, 2003.

KOLSTO, S D. Scientific Literacy for Citizenship: tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Sicioscientific Issues. Stephen Norris, Section Editor, University of Bergen, 2001.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. v.3, n.1, p.1-17, 2001.

MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J.P.de. Ciências no nono ano do Ensino Fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Rev. Ensaio. v.12, n.2, p. 101-120, 2010.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência e Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NASCIMENTO, T. G.; ALVETTI, M. A. S. Temas Científicos Contemporâneos no Ensino de Biologia e Física. Revista Ciência & Ensino, vol. 1, nº 1, p. 29-39, 2006.

NETO, Jorge M; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências: Problemas e Soluções. Revista Ciência e Educação, v.9, n.2, p. 147-157, 2003.

OLDONI, J.F.W.B.; LIMA, B.G.T.de. A compreensão dos professores sobre a Alfabetização Cintífica: perspectivas e realidade para o Ensino de Ciências. ACTIO, v.2, n.1, p.41-59, 2017.

OLIVEIRA, L. L.; ZANCUL, M. S. Textos de divulgação científica nas aulas de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para abordar a temática alimentação. Revista Práxis, ano VI, v. 6, n. 11, p. 53-63, 2014.

SANTOS, W. L. P. Educação Científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n. 36, p. 474-492, 20017.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações me Ensino de Ciências, v. 13 (3), p. 333-352, 2008.

SHAMOS, M.H. The myth os scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos

iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.

ZANCAN, G. T. Educação Científica: uma prioridade Nacional. Revista Perspectiva, v. 14, n. 3, P. 3-7, 2000.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

SOUZA, T. T. de; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; SCARTEZZINI, B.; STROHSCHOEN, A. A. G. LETRAMENTO CIENTÍFICO NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 310-323, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p310-323.i6560. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6560. Acesso em: 30 nov. 2020.