CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA PARA A GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9593

Palavras-chave:

Matemática Escolar. Empreendimentos. Autogestão.

Resumo

Os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) mostram-se como alternativa para a inclusão da população marginalizada, pois se aproximam das pessoas com experiências práticas e sugerem soluções coletivas através de iniciativas próprias. Esse artigo objetiva refletir sobre ações pedagógicas voltadas ao Ensino de Matemática no contexto dos EES, desenvolvendo, com gestores de EES, conceitos matemáticos buscando contribuir com a efetivação da autogestão dos EES do município de Parauapebas/PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cunho exploratório e descritivo, através de grupo focal e oficinas de estudo de conceitos matemáticos. A análise dos dados ocorreu com a Análise de Conteúdos. Identificou-se as categorias de análise: falta de formação básica dos gestores; autogestão dos EES de forma intuitiva. Com a realização das oficinas, pôde-se desenvolver conceitos matemáticos valorizando os conhecimentos culturais dos gestores e inserindo práticas assertivas para a autogestão.

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Biografia do Autor

Rafael Pires Pinheiro, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas, Doutorando em Ensino de Ciências Exatas.

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade Vale do Taquari

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.  Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates Av. Avelino Talini, 171 - Setor A - Prédio 2 - Sala 325 - Bairro Universitário - CEP 95914-014  Lajeado-RS-Brasil.     www.univates.br (51) 3714-7000 ramal 5042.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

PINHEIRO, R. P.; STROHSCHOEN, A. A. G. CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA PARA A GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 55–76, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9593. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9593. Acesso em: 26 abr. 2024.