PERFIL DAS TESES E DISSERTAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS NO CATÁLOGO CAPES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15109

Palavras-chave:

Revisão bibliométrica, Números racionais, Representações semióticas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um perfil das teses e dissertações disponíveis no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) produzidas no Brasil envolvendo os números racionais no contexto do currículo do Ensino Fundamental. A busca no sistema CAPES foi realizada a partir das seguintes expressões: “número racional”; “fração”; e, “número decimal”. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade Estado da Arte. Adotamos como método de pesquisa a aproximação com a revisão de literatura bibliométrica em três etapas: 1) revisão sistemática para coleta de dados de forma organizada e pré-definida; 2) análise bibliométrica por meio de planilhas digitais e criação de gráficos; e 3) análise dos dados da planilha articulando-os com possíveis interpretações dos gráficos bibliométricos. O perfil encontrado indicou foco considerável no sistema semiótico de frações, trazendo, inclusive, abordagens que prejudicam o entendimento de que frações e números decimais são sistemas semióticos numéricos possíveis de representar o mesmo objeto matemático, a saber, números racionais. Logo, existe a real necessidade de se promover estudos sobre números racionais que discutam o ensino desse objeto a partir de atividades de conversão semiótica entre o registro fracionário e o registro decimal.

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Biografia do Autor

Vagner Viana da Graça, , Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA (SEMEC-BELÉM/PA), Belém, Pará, Brasil.

Doutorando bolsista CAPES em ENSINO pela UNIVATES, Rio Grande do Sul, com foco na Teoria dos registros de representação semiótica de Duval Mestre em EDUCAÇÃO, pela UEPA, com dissertação voltada ao ENSINO DE PROBLEMAS DO PRIMEIRO GRAU. Especialista em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, pela UEPA, com monografia voltada a ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO DE PROBLEMAS DO 1 GRAU. Graduado em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, pela UEPA, com trabalho de conclusão voltado a HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Professor servidor público efetivo vinculado a SEDUC - PA e SEMEC - BELÉM. Advogado vinculado OAB-PA, membro da COMISSÃO DE DIREITOS SOCIAIS OAB-PA; atuando principalmente no direito do consumidor e no direito de família. Bacharel em DIREITO pelo CESUPA, com trabalho de conclusão de curso voltado a EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA JURÍDICA. Membro do grupo de pesquisa GPMAT, vinculado a UEPA-PA.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen , Universidade Vale do Taquari - Univates – Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Biologia pelo Centro Universitário UNIVATES. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES. Realizou Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ciências: Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Centro de Ciências Médicas da UNIVATES como Professora Titular no curso de Medicina, Módulo de Morfologia Tecidual. Está vinculada ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência, sociedade e ensino; Recursos, tecnologias e ferramentas no Ensino; Novas tecnologias, metodologias e recursos didáticos, além de Epistemologia da Prática Pedagógica no Ensino de Ciências. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem. Atua junto ao INEP na avaliação de Cursos de Graduação.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

GRAÇA, V. V. da .; STROHSCHOEN , A. A. G. . PERFIL DAS TESES E DISSERTAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS NO CATÁLOGO CAPES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23046, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15109. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15109. Acesso em: 2 maio. 2024.