PERFIL DAS TESES E DISSERTAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS NO CATÁLOGO CAPES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15109

Palavras-chave:

Revisão bibliométrica, Números racionais, Representações semióticas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um perfil das teses e dissertações disponíveis no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) produzidas no Brasil envolvendo os números racionais no contexto do currículo do Ensino Fundamental. A busca no sistema CAPES foi realizada a partir das seguintes expressões: “número racional”; “fração”; e, “número decimal”. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade Estado da Arte. Adotamos como método de pesquisa a aproximação com a revisão de literatura bibliométrica em três etapas: 1) revisão sistemática para coleta de dados de forma organizada e pré-definida; 2) análise bibliométrica por meio de planilhas digitais e criação de gráficos; e 3) análise dos dados da planilha articulando-os com possíveis interpretações dos gráficos bibliométricos. O perfil encontrado indicou foco considerável no sistema semiótico de frações, trazendo, inclusive, abordagens que prejudicam o entendimento de que frações e números decimais são sistemas semióticos numéricos possíveis de representar o mesmo objeto matemático, a saber, números racionais. Logo, existe a real necessidade de se promover estudos sobre números racionais que discutam o ensino desse objeto a partir de atividades de conversão semiótica entre o registro fracionário e o registro decimal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vagner Viana da Graça, , Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA (SEMEC-BELÉM/PA), Belém, Pará, Brasil.

Doutorando bolsista CAPES em ENSINO pela UNIVATES, Rio Grande do Sul, com foco na Teoria dos registros de representação semiótica de Duval Mestre em EDUCAÇÃO, pela UEPA, com dissertação voltada ao ENSINO DE PROBLEMAS DO PRIMEIRO GRAU. Especialista em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, pela UEPA, com monografia voltada a ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO DE PROBLEMAS DO 1 GRAU. Graduado em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, pela UEPA, com trabalho de conclusão voltado a HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Professor servidor público efetivo vinculado a SEDUC - PA e SEMEC - BELÉM. Advogado vinculado OAB-PA, membro da COMISSÃO DE DIREITOS SOCIAIS OAB-PA; atuando principalmente no direito do consumidor e no direito de família. Bacharel em DIREITO pelo CESUPA, com trabalho de conclusão de curso voltado a EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA JURÍDICA. Membro do grupo de pesquisa GPMAT, vinculado a UEPA-PA.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen , Universidade Vale do Taquari - Univates – Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Biologia pelo Centro Universitário UNIVATES. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES. Realizou Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ciências: Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Centro de Ciências Médicas da UNIVATES como Professora Titular no curso de Medicina, Módulo de Morfologia Tecidual. Está vinculada ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência, sociedade e ensino; Recursos, tecnologias e ferramentas no Ensino; Novas tecnologias, metodologias e recursos didáticos, além de Epistemologia da Prática Pedagógica no Ensino de Ciências. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem. Atua junto ao INEP na avaliação de Cursos de Graduação.

Referências

ALVES, Kamilly Suzany Fálix. O ensino de frações por atividades. 2018. 318 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2018.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

BASSOI, Tânia Stella; PECCIN, Marinez Schio. O cálculo mental e o registro de representação semiótica na Eja. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 185 – 208.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CUEL, Jaqueline Nascimento dos Santos. Saberes e concepções de professores que ensinam matemática nos anos iniciais acerca do conceito de número racional na representação fracionária. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Abc, Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.

DIAS, Ana Maria Iório; THERRIEN, Jacques; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p.34–57, 2017 https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n1p34-57

DUVAL, Raymond. Registros de Representação Semióticas e Funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2013.

DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizaje intelectuales. 2. ed. Santiago de Cali: Programa Editorial Universidad del Valle, 2017.

FECCHIO, Daniele Maira Bordini. Ensino de fração no ensino fundamental: uma intervenção pedagógica. 2020. 219 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá, 2020.

FRIZZARINI, Silvia Teresinha; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; SALA, Núria Rosich. Uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em língua de sinal catalã (Lsc) referente à Álgebra no Ensino Médio Espanhol. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. p. 155 – 184. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; BENCHIMOL, Alegria Célia. Estudos bibliométricos da produção científica sobre políticas de indexação no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Revista ibero-americana de Ciências da Informação, v. 11, n.3, p. 729 – 750, set/dez, 2018. ISSN 1983-5213. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10459. Acesso em: 24 ago. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

KLUPPEL, Gabriela Texeira; BRANDT, Célia Finck. Reflexões sobre o ensino da geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. p. 113-134. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

KLUPPEL, Gabriela Texeira; BRANDT, Célia Finck. Reflexões sobre o ensino da geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 113-134.

LIMA, Maria de Fátima Rico Abade. Número racional na representação fracionária: uma análise em livros didáticos do ensino fundamental. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado) –Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2021.

MAFRA, José Ricardo e Souza; SÁ, Pedro Franco de; SILVA, Francisco Robson Alves da. Interface entre o ensino por atividades experimentais e tendências na educação matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23012, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.13969

MARINHO, Alexandre. As frações nos livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental. 2013. 148 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Rio de Janeiro, 2013.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; PINHO, Isabel. Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19. Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 238-256, jan/abr, 2022. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666120

RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, MMaria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes docentes em Ação, v. 03, n.1, p. 28 a 46, set, 2017. ISSN 2525-4227. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/3-A-IMPORTANCIA-DA-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DA-EDUCACAO-BASICA-A-ARTE-DE-ENSINAR-E-O-FAZER-COTIDIANO-ID.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreensão de conceitos de números racionais: uma proposta de solução. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, 2007.

SILVA, Francisco Hermes Santos da; SANTOS, Rudinei Alves dos. Conexão dos conteúdos matemáticos ensinados na escola: fundamentação em piaget, ausubel e vergnaud. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22067, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14237

SILVA, Wallan David da. Atividades Lúdicas no ambiente escolar: um estudo sobre a utilização de um baralho de frações no processo de refinamento da noção de número racional. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática, Rio de Janeiro, 2015.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

GRAÇA, V. V. da .; STROHSCHOEN , A. A. G. . PERFIL DAS TESES E DISSERTAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS NO CATÁLOGO CAPES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23046, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15109. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15109. Acesso em: 19 maio. 2024.