AULA INVERTIDA COMO UMA METODOLOGIA ATIVA VIÁVEL PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DO PERÍODO 2016-2020
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17094Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino híbrido, Estratégias de Ensino, Ferramentas digitais, Metodologia ativaResumo
Este estudo bibliográfico tem como objetivo analisar a produção científica nacional brasileira dos últimos cinco anos (2016-2020) que aborda a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino das Ciências. A pesquisa bibliográfica teve um carácter descritivo e exploratório, usando uma abordagem qualitativa, usando como universo os artigos publicados no site Periódicos Capes. No total, foram identificados quarenta e seis artigos, não obstante apenas noves deles tratarem da temática da SAI na área das Ciências Naturais. Os critérios pré-estabelecidos nesta análise foram o público-alvo, os conteúdos abordados, os recursos tecnológicos utilizados e os principais resultados obtidos. Os principais estudos encontrados tiveram como objeto estudantes do Ensino Secundário. Os conteúdos abordados foram a Genética Básica, a Química Geral, a Didática da Ciência e a Microbiologia Industrial. Os principais recursos utilizados foram as plataformas digitais de ensino-aprendizagem, diferentes “websites”, as redes sociais e os equipamentos informáticos. Como principal conclusão geral retirada foi que a utilização da SAI proporciona aos estudantes o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
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