MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10095

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Modelos didáticos. Representação.

Resumo

A observação e o contato com diferentes tipos de organismos vivos contribuem com o aprendizado de conceitos de ciência da natureza. Contudo, nem sempre é possível proporcionar essa aproximação com algumas formas de seres vivos devido às condições geográficas. O objetivo desse estudo foi analisar se a modelização de invertebrados como recurso didático é capaz de promover a construção de aprendizados de ciências. Esse estudo descritivo e exploratório ocorreu no segundo semestre de 2019 e envolveu 52 estudantes dos 7º Anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, de Vila Rica/MT. Foi proposta a construção de modelos representacionais dos organismos pertencentes aos 8 filos de invertebrados e seus respectivos habitats. Após a socialização do material produzido, os estudantes responderam um questionário para avaliar a atividade, contendo 12 questões. O conceito, critérios de diferenciação e importância dos invertebrados, as contribuições da modelização, dificuldades encontradas e a avaliação da atividade foram identificadas. Logo, utilizar a modelização no ensino de ciências foi uma estratégia didática que contribuiu para a construção de aprendizagens sobre os invertebrados. 

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Biografia do Autor

Monica Strege Médici, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

MÉDICI, M. S.; LEÃO, M. F. MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 455–476, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10095. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10095. Acesso em: 3 dez. 2024.

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