MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10095

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Modelos didáticos. Representação.

Resumo

A observação e o contato com diferentes tipos de organismos vivos contribuem com o aprendizado de conceitos de ciência da natureza. Contudo, nem sempre é possível proporcionar essa aproximação com algumas formas de seres vivos devido às condições geográficas. O objetivo desse estudo foi analisar se a modelização de invertebrados como recurso didático é capaz de promover a construção de aprendizados de ciências. Esse estudo descritivo e exploratório ocorreu no segundo semestre de 2019 e envolveu 52 estudantes dos 7º Anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, de Vila Rica/MT. Foi proposta a construção de modelos representacionais dos organismos pertencentes aos 8 filos de invertebrados e seus respectivos habitats. Após a socialização do material produzido, os estudantes responderam um questionário para avaliar a atividade, contendo 12 questões. O conceito, critérios de diferenciação e importância dos invertebrados, as contribuições da modelização, dificuldades encontradas e a avaliação da atividade foram identificadas. Logo, utilizar a modelização no ensino de ciências foi uma estratégia didática que contribuiu para a construção de aprendizagens sobre os invertebrados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Monica Strege Médici, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Referências

BANDEIRA, Maria de Lourdes.; FREIRE, Otávio. Antropologia – Três categorias do pensamento antropológico. Cuiabá: EdUFMT, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BRAGA, Cleonice Miguez Dias da Silva; et al. O uso de modelos no ensino da divisão celular na perspectiva da aprendizagem significativa. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis, SC. Atas... Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2009.

BUNGE, Mário. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

DUSO, Leandro; CLEMENT, Luiz; PEREIRA, Patricia Barbosa; ALVES FILHO, José de Pinho. Modelização: Uma possibilidade didática no ensino de Biologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (online), v. 15, p. 29-44, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150203. Acesso em: 13 fev. 2020.

FERREIRA, Cândida; ALENCOAO, Ana; VASCONCELOS, Clara. O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicos. Ciência & Educação (Bauru) [online]. v.21, n.1, p.31-48, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320150010003. Acesso em: 13 fev. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 184 p

GRECA, Ileana María Rosa; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da física e da química. Investigações em Ensino de Ciências, v.10. n.1, p. 31-46. 2005. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/521/pdf . Acesso em: 07 abr. 2020.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Prática em

Construção da pré-escola à Universidade. 20. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

LIMA, Adriane Gomes de Moura; MACIEL-CABRAL, Hiléia Monteiro; SILVA, Cirlande Cabral da. Entomologia: percepção do alunos do ensino médio sobre os insetos através das sequências didáticas. REVISTA REAMEC, v. 8, p. 153-163, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9721. Acesso em: 25 mai. 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora da Física, 2011.

MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, v. 28 n. 23, p. 87-95,1988.

Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

ORLANDO, Tereza Cristina; et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 1/2009, p. 1, 2009. http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/33. Acesso em: 22 jan. 2020.

PAZ, Alfredo Müllen da; et al.. Modelos e Modelizações no Ensino: Um Estudo da Cadeia Alimentar. Ensaio, v. 8, n. 2, jul./dez., 2006. https://www.scielo.br/pdf/epec/v8n2/1983-2117-epec-8-02-00157.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Carla Messias Ribeiro da. O Modelo Didático do Gênero Comentário Jornalístico Radiofônico: Uma Necessária Etapa para a Intervenção Didática. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. p. 187. São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14063. Acesso em: 07 jan. 2020.

SOARES, Max Castelhano. Uma Proposta de Trabalho Interdisciplinar Empregando os Temas Geradores Alimentação e Obesidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2010. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6638. Acesso em: 13 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

MÉDICI, M. S.; LEÃO, M. F. MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 455–476, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10095. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10095. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)