ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10749

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Instrumento de avaliação, Portfólio

Resumo

O presente texto tem objetivo de descrever como ocorreu a elaboração de portfólios sobre invertebrados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense, bem como a avaliação dos envolvidos sobre essa atividade didática. Este estudo configura-se como descritivo e exploratório, ocorrido no quarto bimestre letivo de 2019, que envolveu 39 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Turmas A, B e C do turno matutino da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, município de Vila Rica/MT. Dos portfólios elaborados, analisou-se os seguintes critérios: contextualização, fontes confiáveis, conceitos científicos corretos, capacidade reflexiva, forma de expressão (e apresentação) e esquemas satisfatórios. Para coletar dados referentes a avaliação foi utilizado um questionário constituído de 9 questões abertas que possibilitaram identificar as limitações encontradas na elaboração dos portfólios, as potencialidades da atividade tanto como estratégia de ensino que contribui na compreensão dos invertebrados quanto na sistematização da aprendizagem. Logo, o portfólio mostrou-se uma estratégia de ensino motivadora, um instrumento de avaliação diferenciado e uma alternativa viável para ser desenvolvida no ensino de ciências por facilitar a construção de aprendizagens sobre os invertebrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Strege Médici, SEDUC/MT

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Marcelo Franco Leão, IFMT Campus Confresa

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Referências

ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAUJO, Zilda Rossi. Portfólio: Conceitos básicos e indicações para utilização. Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas - SP, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.

AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Editora Vozes Limitada, 2013.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos et al. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

BACCI, Denise de La Corte. O uso do portfólio como instrumento de avaliação na disciplina Educação Ambiental na Educação Superior. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X ENPEC, 2015, Água da Lindoia - SP. Anais dp X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X ENPEC, 2015.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BOAS, Villas; DE FREITAS, Benigna Maria. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & Sociedade, v. 26, n. 90, p. 291-306, 2005.

CARVALHO, Marie Jane Soares; PORTO, Leonardo Sartori. Portfólio educacional: Proposta alternativa de avaliação: Guia didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

CARVALHO, Silvia Helena Raimundo de. Avaliação na Educação Infantil: o portfólio como ferramenta. Revista Terra e Cultura, n. 44, ano 23, Janeiro a Julho, 2007, p.57-68.

COTTA, Rosângela Minardi Mitre; et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 787-796, 2012.

DIAS JUNIOR, Ronaldo. Portfólio: sua aplicabilidade na disciplina de Biologia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: SEED/PR., 2014. V.1. (Cadernos PDE).

FUENTES-ROJAS, Marta. O portfólio como uma estratégia de aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v.13, n.1, p. 59-73, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.5.9607>. Acesso em: 02 abr. 2020.

GOMES, Andréia Patrícia; et al. Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 34, p. 390-396, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

FREIRE, Madalena; et al. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. São Paulo: Artcolor, 1997.

GONÇALVES, Fabiane Nunes; PACHECO, Daniela Fernandes; BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 209-221, jan. 2019.

HADJI, Charles. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

MÉDICI, Mônica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. Modelização no ensino de ciências para promover aprendizados sobre os invertebrados. REVISTA REAMEC, v. 8, p. 455-476, 2020.

NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RÔÇAS, Giselle. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de ciências. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez. 2015.

SANTOS, Saulo; TERÁN, Augusto. Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus –AM. Areté. Manaus. v. 06. p. 01-18, 2013.

VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 6, n. 2, p. 149-153, 2002.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. - São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

MÉDICI, M. S.; LEÃO, M. F. ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 246-265, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10749. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10749. Acesso em: 1 out. 2020.