ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.10749Palavras-chave:
Estratégia de ensino, Instrumento de avaliação, PortfólioResumo
O presente texto tem objetivo de descrever como ocorreu a elaboração de portfólios sobre invertebrados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense, bem como a avaliação dos envolvidos sobre essa atividade didática. Este estudo configura-se como descritivo e exploratório, ocorrido no quarto bimestre letivo de 2019, que envolveu 39 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Turmas A, B e C do turno matutino da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, município de Vila Rica/MT. Dos portfólios elaborados, analisou-se os seguintes critérios: contextualização, fontes confiáveis, conceitos científicos corretos, capacidade reflexiva, forma de expressão (e apresentação) e esquemas satisfatórios. Para coletar dados referentes a avaliação foi utilizado um questionário constituído de 9 questões abertas que possibilitaram identificar as limitações encontradas na elaboração dos portfólios, as potencialidades da atividade tanto como estratégia de ensino que contribui na compreensão dos invertebrados quanto na sistematização da aprendizagem. Logo, o portfólio mostrou-se uma estratégia de ensino motivadora, um instrumento de avaliação diferenciado e uma alternativa viável para ser desenvolvida no ensino de ciências por facilitar a construção de aprendizagens sobre os invertebrados.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAUJO, Zilda Rossi. Portfólio: Conceitos básicos e indicações para utilização. Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas - SP, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Editora Vozes Limitada, 2013.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos et al. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.
BACCI, Denise de La Corte. O uso do portfólio como instrumento de avaliação na disciplina Educação Ambiental na Educação Superior. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X ENPEC, 2015, Água da Lindoia - SP. Anais dp X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X ENPEC, 2015.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
BOAS, Villas; DE FREITAS, Benigna Maria. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & Sociedade, v. 26, n. 90, p. 291-306, 2005.
CARVALHO, Marie Jane Soares; PORTO, Leonardo Sartori. Portfólio educacional: Proposta alternativa de avaliação: Guia didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
CARVALHO, Silvia Helena Raimundo de. Avaliação na Educação Infantil: o portfólio como ferramenta. Revista Terra e Cultura, n. 44, ano 23, Janeiro a Julho, 2007, p.57-68.
COTTA, Rosângela Minardi Mitre; et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 787-796, 2012.
DIAS JUNIOR, Ronaldo. Portfólio: sua aplicabilidade na disciplina de Biologia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: SEED/PR., 2014. V.1. (Cadernos PDE).
FUENTES-ROJAS, Marta. O portfólio como uma estratégia de aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v.13, n.1, p. 59-73, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.5.9607>. Acesso em: 02 abr. 2020.
GOMES, Andréia Patrícia; et al. Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 34, p. 390-396, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, Madalena; et al. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. São Paulo: Artcolor, 1997.
GONÇALVES, Fabiane Nunes; PACHECO, Daniela Fernandes; BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 209-221, jan. 2019.
HADJI, Charles. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
MÉDICI, Mônica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. Modelização no ensino de ciências para promover aprendizados sobre os invertebrados. REVISTA REAMEC, v. 8, p. 455-476, 2020.
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RÔÇAS, Giselle. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de ciências. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez. 2015.
SANTOS, Saulo; TERÁN, Augusto. Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus –AM. Areté. Manaus. v. 06. p. 01-18, 2013.
VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 6, n. 2, p. 149-153, 2002.
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. - São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.