PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA DIVULGADA EM CINCO PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS (2016-2021)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14705

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Química, Periódicos brasileiros, Revisão de literatura

Resumo

Esse estudo analisou a produção científica sobre Educação Ambiental e o ensino de Química divulgada em cinco periódicos brasileiros especializados na temática durante o período de 2016 a 2021. Trata-se de um levantamento teórico, do tipo estado do conhecimento, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Ao todo, foram selecionados 24 artigos. Além do panorama quantitativo dos artigos publicados, a análise considerou os seguintes aspectos: autores basilares, conceitos abordados, público envolvido, objetivo do estudo e ação metodológica empregada. Os autores mais recorrentes nos textos foram: Sauvé (2000, 2005); Reigota (1995, 1999, 2009); Loureiro (2004, 2006, 2007, 2012, 2019) e Jacobi (2013). Verificou-se ainda que os assuntos presentes foram: Educação Ambiental, sustentabilidade, biodiversidade e temática socioambiental. O público envolvido na maioria dos estudos foram os estudantes do Ensino Médio. Atividades práticas, visitas a campo e pesquisas foram as ações metodológicas evidenciadas. Em síntese, este levantamento permitiu conhecer investigações realizadas sobre o assunto e assim projetar pesquisas futuras no intuito de ampliar o conhecimento da área.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em andamento em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa

Flávia Ferreira Fernandes, Professora da Educação Básica na Escola Estadual Antônio Cristino Cortês e Escola Militar Tiradentes, Barra do Garça, Mato Grosso, Brasil.

Licenciatura em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade Afirmativo - Instituto de Bom Jesus de Cuiabá. Mestranda em Ensino pelo PPGEn (IFMT/UNIC). Professora na Educação Básica, nas escolas: Escola Estadual Antônio Cristino Cortês; Escola Militar Tiradentes: CB PM Vanilson Silva Carvalho, ambas em Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

LEÃO, M. F.; FERNANDES, F. F. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA DIVULGADA EM CINCO PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS (2016-2021). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23027, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14705. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14705. Acesso em: 28 abr. 2024.

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