SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS PESQUISAS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14753Palavras-chave:
Ensino por investigação, Sequência de ensino investigativo, temas biológicosResumo
O Ensino de Ciências por Investigação, uma vez organizado em Sequências de Ensino Investigativo, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem e desenvolver habilidades fundamentais para a Alfabetização Científica desses estudantes. Neste trabalho, buscamos, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, identificar, nas pesquisas da área encontradas no portal de periódicos CAPES, nos últimos 10 anos, elementos específicos das sequências que trabalham com temas biológicos. Destacamos os principais limites, como a falta de tempo e preparo dos docentes, e possibilidades, como as próprias habilidades propostas pelo EnCI das atividades, além dos principais temas apresentados e os tipos de atividades desenvolvidas, com caráter investigativo, nas aulas de Biologia. Percebemos que a abordagem pode ser trabalhada com muitos temas e de diferentes formas, como aulas de campo, taxonomia e classificação de seres vivos, com anotações e relatórios, entre outras atividades comuns nas aulas de Biologia.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
A‐EL‐KHALICK, F.; BOUJAOUDE, S.; DUSCHL, R.; LEDERMAN, N.G.; MAMLOKNAAMAN, R.; HOFSTEIN, A.; NIAZ, M.; TREAGUST, D.; TUAN, H.-L. Inquiry in science education: International perspectives. Science Education, v. 88, n. 3, p. 397-419, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2671439/mod_resource/content/1/2.1.Inquiry_in_Science_Education_International_perspec.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: https://www.nelsonreyes.com.br/Marli%20Andr%C3%A9.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P. de. (org.) Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, p. 19-32, 2004.
BERTOLA, A. H.; MORAES, T. S. V. Os registros gráficos no contexto do Ensino de Ciências por Investigação: em foco o Programa de Residência Pedagógica. RBECM, v. 4, n. 2, p. 753-775, 2021. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11157
CACHAPUZ, A. GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES. (Org.). A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARDOSO, T. C.; LIMA, M. M. O.; ARAÚJO, J. S.; ALVES, W. S.; MARTINS, F. A.; ALMEIDA, P. M. Biologia Molecular e Forense no Ensino Médio. Research, Society, and Development, v. 10, n. 8, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17624
CARDOSO, T. C.; LIMA, M. M. O.; MARTINS, F. A.; ALMEIDA, P. M. Biologia Forense no Ensino de Genética Molecular em três escolas estaduais de Canto do Buriti (PI). Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e080.id1270
CARVALHO, A. M. P. Ensino e Aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI) In: LONGHINI, M. D. O Uno e o Diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765
CONCEIÇÃO, A. R.; FIREMAN, E. C. O ensino de botânica: proposta de ensino investigativo para o 2º ano do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 168-188, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.12099
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2009.
LIMA, P. A.; SILVA, A. C. T.; SOUZA, D. N. Controvérsias sobre Vacinas: o que pensam os estudantes? RBECM, v. 4, n. 2, p. 646-669, 2021. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11487
MACHADO, V.; SASSERON, L.H. As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.12, n. 2, p. 29-44, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229. Acesso em: 25 jul. 2023.
MAUÉS, E. R. C.; LIMA, M. E. C. C. Ciências: atividades investigativas nas séries iniciais. Presença Pedagógica, v. 72. 2006. Disponível em: https://caeiufsj.files.wordpress.com/2014/10/ely-presenc3a7a-pedagc3b3gica.pdf. Acesso em: 25 jul 2023.
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MAYR, E. Isto é biologia: A ciência do mundo vivo. Tradução de Claudio Angelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MORAES, T. S. V.; CARVALO, A. M. P. Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre as falas e representações gráficas dos alunos. Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 941-961, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040009
MORAES, T. S. V.; CARVALHO, A. M. P. Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 407-437, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8171
MORAES, T. S. V.; LIMA, E. A.; CARVALHO, A. M. P. Em defesa da atividade de professores e crianças: reflexões sobre a iniciação às ciências na educação infantil. Perspectiva, v. 39, n. 01, p. 01-19, 2021. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e62052
MOURA, A. R. M.; SOUZA, C. B. S.; CUNHA, A. O.; SEDANO, L. Limites e possibilidades encontrados por professores ao trabalharem com atividades investigativas nas aulas de ciências: o que as pesquisas apontam? Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 198-216, 2020. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n2.9832
MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?, Revista Ensaio, v.9, n.1, jul. 2007. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
RODRIGUES, C. S. C.; RODRIGUES, M. A. Refletindo sobre o ensino de ciências com professores dos anos iniciais por meio de uma sequência de ensino investigativo. ACTIO, v. 3, n. 2, p. 58-79, 2018. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n2.7225
SANTOS, R. A.; BRICCIA, V. Alfabetização Científica e temas locais: relações necessárias. Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 233, p. 74-85, 2022. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
SARTORI, J.; LONGO, M. Práticas investigativas no ensino de ciências na educação básica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21075, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.11976
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: A presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciências e Educação (UNESP), v. 17, p. 97-114, 2011. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007
SASSERON, L. H.. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 49-67, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
SEDANO, L. Textos de divulgação científica em sala de aula: um estudo sobre a compreensão leitora. X Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2016.
SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Revista Alexandria, v. 10, n.1, p. 199-220, 2017. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p199
SILVA, A. V. da; TEIXEIRA DE OLIVEIRA, M.; LOPES HARDOIM, E. Microbio bactérias: um aplicativo educacional para o ensino de microbiologia por investigação. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22062, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14183
VIEIRA, W. K. M.; MORAES, R. C. S.; GONDINHO-NETTO, M. C. M. Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no ensino médio de alunos jovens e adultos. Comunicações, v. 26, n. 2, p. 161-177, 2019. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p161-177
ZOMPERO, A. F.; TEDESCHI, F. Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 546-567, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8178
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Reynaldo Meneses Moura, Elton Casado Fireman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.