SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS PESQUISAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14753

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Sequência de ensino investigativo, temas biológicos

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação, uma vez organizado em Sequências de Ensino Investigativo, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem e desenvolver habilidades fundamentais para a Alfabetização Científica desses estudantes. Neste trabalho, buscamos, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, identificar, nas pesquisas da área encontradas no portal de periódicos CAPES, nos últimos 10 anos, elementos específicos das sequências que trabalham com temas biológicos. Destacamos os principais limites, como a falta de tempo e preparo dos docentes, e possibilidades, como as próprias habilidades propostas pelo EnCI das atividades, além dos principais temas apresentados e os tipos de atividades desenvolvidas, com caráter investigativo, nas aulas de Biologia. Percebemos que a abordagem pode ser trabalhada com muitos temas e de diferentes formas, como aulas de campo, taxonomia e classificação de seres vivos, com anotações e relatórios, entre outras atividades comuns nas aulas de Biologia.

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Biografia do Autor

Antonio Reynaldo Meneses Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEC/UESC). Atualmente é doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino, na Universidade Federal de Alagoas (RENOEN/UFAL). Atua como professor temporário do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará - Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Iguatu (UECE/FECLI). Realiza estudos e pesquisas nas seguintes áreas: Metodologia e Ensino de Ciências e Biologia; Ensino de Ciências por Investigação; Didática; Ensino e Aprendizagem; Formação de Professores e Estágio Supervisionado.

Elton Casado Fireman, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

MOURA, A. R. M.; FIREMAN, E. C. SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS PESQUISAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23041, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14753. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14753. Acesso em: 28 abr. 2024.