A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10402

Palavras-chave:

Interatividade. Interação. Metodologia. Ensino. Tecnologia

Resumo

O presente trabalho busca analisar através de uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a pesquisa bibliográfica sobre o conceito de interação e interatividade do ponto de vista da implementação de metodologias ativas em sala de aula, que contribuam com a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de habilidades intelectuais e específicas durante o Processo de Ensino e Aprendizagem das disciplinas de ciências no Ensino Médio. Faz-se uma breve estruturação analítica do termo Interação, de sua semântica em áreas de utilização como Física, Química, Biologia, Sociologia e Informática e a continuação se explana sobre o termo do termo interatividade no contexto do Processo de Ensino e Aprendizagem contemporâneo, permeado de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Destaca-se neste trabalho a intenção de explicar que a interatividade quando promovida no ramo da educação se dá em sua essência por uma efetiva interação entre os principais elementos do Processo de Ensino e Aprendizagem que são: o professor, seus alunos, as metodologias ativas e os recursos didáticos, buscando dialogar como essa facilidade de utilização das ferramentas tecnológicas presentes no cotidiano reflete no Processo de Ensino e Aprendizagem, o que por sua vez proporciona aos alunos, enquanto sujeitos de sua própria aprendizagem, a possibilidade da formação de conceitos científicos.

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Biografia do Autor

Cimara Pereiras dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidad de Oriente (UO/CUBA) Professor credenciado na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas (REAMEC/UEA) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

SANTOS, C. P. dos; NICOT, Y. E. A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 98–112, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10402. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10402. Acesso em: 25 abr. 2024.