A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10402

Palavras-chave:

Interatividade. Interação. Metodologia. Ensino. Tecnologia

Resumo

O presente trabalho busca analisar através de uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a pesquisa bibliográfica sobre o conceito de interação e interatividade do ponto de vista da implementação de metodologias ativas em sala de aula, que contribuam com a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de habilidades intelectuais e específicas durante o Processo de Ensino e Aprendizagem das disciplinas de ciências no Ensino Médio. Faz-se uma breve estruturação analítica do termo Interação, de sua semântica em áreas de utilização como Física, Química, Biologia, Sociologia e Informática e a continuação se explana sobre o termo do termo interatividade no contexto do Processo de Ensino e Aprendizagem contemporâneo, permeado de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Destaca-se neste trabalho a intenção de explicar que a interatividade quando promovida no ramo da educação se dá em sua essência por uma efetiva interação entre os principais elementos do Processo de Ensino e Aprendizagem que são: o professor, seus alunos, as metodologias ativas e os recursos didáticos, buscando dialogar como essa facilidade de utilização das ferramentas tecnológicas presentes no cotidiano reflete no Processo de Ensino e Aprendizagem, o que por sua vez proporciona aos alunos, enquanto sujeitos de sua própria aprendizagem, a possibilidade da formação de conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cimara Pereiras dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidad de Oriente (UO/CUBA) Professor credenciado na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas (REAMEC/UEA) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Referências

ALONSO, M.; FINN, J.E. Física: um curso universitário. Tradução de Mario A. Guimarães et al. São Paulo: Blucher, v. 1, 2018. 508 p.

ALVES, M. A. D. A importância das interações sociais no desenvolvimento das competências sociais. Instituto superior de Educação e Ciências. Lisboa, p. 89. 2017.

CUNHA, B. C. O caráter de uma força fundamental. Saense. Publicado em 23 de janeiro de 2018. Disponível em: <http://www.saense.com.br/2018/01/o-carater-de-uma-forca-fundamental/>. Acesso em: jan, 2019.

FONSECA, S. M.; NETO, J. A. M. Metodologias ativas aplicadas a educação a distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI, São Cristóvão - SE, v. 17, n. 2, p. 185 - 197 mai/ago 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6509/pdf>. Acesso em: jan. 2019.

GARCIA, M. F. et al. Novas competência docentes frente às tecnologias digitais interativas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79–87, jan/abr 2011. Disponível em: <http://ojs.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108/8715>. Acesso em: abr. 2019.

GOBBI, M. C.; BERNARDINI, G. Interatividade: um conceito além da internet. Revista Geminis, v. 4, p. 42–56, 2013. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/143>. Acesso em: jul. 2018.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia Hoje. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2016.

LIMA, P. A. de. Impacto dos formatos tradicional e interativo de propaganda na atitude e intenção de compra dos consumidores. 2012, 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/12297?mode=full>. Acesso em: jul. 2020.

LOTUFO, T. M. D. C. Interações Ecológicas. Instituto Oceanográfico, 2018. Disponível em: <http://www.io.usp.br/index.php/infraestrutura/museu-oceanografico/29-portugues/publicacoes/series-divulgacao/vida-e-biodiversidade/821-interacoes-ecologicas>. Acesso em: jan. 2019.

MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1998.

MENEZES, E. T. D.; SANTOS, H. D. Verbete competência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira — Educabrasil, São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/competencia/>. Acesso em: mar. 2019.

MORÁN, J. Mudança a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2. São Paulo. 2015. Disponível em: <http://rh.newwp.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf>. Acesso em: jan. 2019.

NETO, A. S.; MENDES, G. M. L. Novas fronteiras para a educação online. Revista educação e Fronteiras On-Line, v. 3, p. 22-46, mai/ago 2013. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2377>. Acesso em: jul. 2018.

PEIXOTO, A. G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico Científico Outras Palavras, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/718/604>. Acesso em: abr. 2019.

PINTO, D. D. O. Entenda a Importância e o Papel das Metodologias Ativas de Aprendizagem, 2019. Disponível em: <https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/>. Acesso em: abr 2019.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immigrants. On the horizon, MCB University Press, vol. 9, n.5, octo, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: mai. de 2020.

PRADO, A. F. et al., Ser Professor na Contemporaneidade: desafios da profissão. Saber Revista Eletrônica. Londrina: INESUL v. 21, n. 1 p. 1-13, jul./set. 2013. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/index.php?vol=25>. Acesso em: mai. 2020.

PRIMO, A. F. T. Interação Mútua e Interação Reativa. Revista FAMERCOS, São Paulo, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

REBELO, I. B. Interação entre homem e computador e procedimentos de avaliação. Brasilita: UNIEURO, 2010. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/19653938/IHC-Interacao-entre-Homem-e-Computador-Apostila-TASI-IHC-2009-2 >. Acesso em: jan. 2018.

ROCHA, W. R. Interações Intermoleculares. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, n. 04, p. 31-36, maio 2001. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/04/interac.pdf>. Acesso em: jan. 2019.

SALLES, M. Interação e Interatividade em Educação. Revista Linha Direta, 16. ed. p. 46, fev. 2016. Disponível em: <https://linhadiretadigital.com.br/portal/#/revistaDigital/1>. Acesso em: abr 2019.

SILVA, M. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania: XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, p. 1-20 Anais (Online), Campo Grande: INTERCON, set. 2001.

SILVA, M. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMERCOS, Porto Alegre, n 37, p. 69-74, dez. 2009. Disponível em:< https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4802> Acesso em: jul.2020.

SOUZA, D. I. et al. Manual de Orientações para Projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013. 55 p. Disponível em:

<http://www.liberato.com.br/sites/default/files/manualdeorientacoesparaprojetosdepesquisa.pdf>. Acesso em: mar. 2020.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, out/dez 2017. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf>. Acesso em: mar. 2020.

VAN DAL, J. L. G. Convergências de Mídias: O Receptor como Protagonista do Processo Comunicacional: 9⁰ Interprogramas de Mestrado Faculdade Cásper Líbero. p. 1-20 Anais (online). São Paulo: Interprogramas, nov. 2013. Disponível em: < https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Jorge-Luiz-Garcia-Van-Dal.pdf> Acesso em: jul. 2020.

VARGAS, L. M.; VARGAS, G. M.; CASTRO, G. J. D. Interatividade e a distância transacional na educação a distância: Um estudo preliminar. Simpósio Educacional de Educação a Distância / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos-SP: [s.n.]. 2016. p. 1-9. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/159.pdf> Acesso em: mar 2019.

WITTACZIK, L. S. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em Educação-PPGE/ME FURB, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 161-172, Jan/abr 2007. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/163/125>. Acesso em: mar. 2019.

ZANETTI, L. A.; LUZIVOZOTTO, C. K. Interação, participação e deliberação online: o caso do website, Vote na Web. Cultura Midiática, Paraíba, n. 20, p. 132-146, jan-jun 2018. ISSN 1983-5930. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm>. Acesso em: jan. 2019.

Publicado

2020-09-07

Como Citar

SANTOS, C. P. dos; NICOT, Y. E. A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 98–112, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10402. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10402. Acesso em: 16 out. 2024.