ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONTEXTOS DOS DOUTORADOS EM EDUCAÇÃO NO AMAZONAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12794

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Plataformas digitais, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho foi guiado pela seguinte questão: Como os doutorandos de programas em Educação no Amazonas vivenciaram os desafios do ERE (Ensino Remoto Emergencial) e quais ações eles sugeriram para melhor atender à sua realidade local em tempos de pandemia da Covid-19? Teve como objetivo: refletir sobre o “ensino remoto-com-tecnologias digitais”, no contexto dos cursos de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e do curso de Doutorado em Educação na Amazônia, do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA, oferecido em rede, formado por nove universidades do Norte do Brasil, dentre elas a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O estudo ancora-se nos preceitos da pesquisa descritiva fundamentada em Fonseca (2010), cujas reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) possibilitaram descortinar olhares para os desafios, superações e os entraves no cenário da Pós-Graduação. A coleta de dados ocorreu através do formulário Google, mediante a um link compartilhado via WhatsApp. Os resultados obtidos apontaram dificuldades, no que se refere à educação em ambientes virtuais, tanto por parte dos docentes quanto pelos discentes - fator a ser superado nas experiências com o ERE. E para uma melhor sistematização e compreensão dos achados no tocante aos problemas, organizou-se em duas categorias: 1) Desafios referentes ao ERE e 2) Ações a serem inseridas nas práticas pedagógicas-com-TD, das quais se extraiu as subcategorias denominadas de: dificuldades de conexão, “didática-com-TD” e interação no ERE.

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Biografia do Autor

Josué Cordovil Medeiros, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia ? PPG-EDA na Universidade Federal do Amazonas. Mestre em LETRAS pela Universidade Federal do Amazonas (2018), Especialização em Língua Portuguesa - Redação e Oratória pela Faculdade de Educação São Luís (2018), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amazonas (2008), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2015), graduação em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (2007) graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, tecnologia, aprendizagem, ferramenta pedagógica e tecnologias, além de Tutoria em EAD.

Alexandra Nascimento de Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia ? PGEDA ? Associação em Rede Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (UFAM); Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA); Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (Uninorte); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB); Especialista em Gestão Escolar (FSDB); Graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Palestrante de temas relacionados à Educação Infantil, crianças e infâncias. Integrante dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços não formais (Gepecenf); Laboratório de Neurodidática e formação de professores (Ufam); Divulgação Científica (UEA).

 

Maria Leogete Joca da Costa, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Faculdades Integradas de Patos - Especialização em Língua Portuguesa - Faculdade de Educação de Cacoal - Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora concursada do Colégio de Aplicação - CAp - do Centro de Educação - CEDUC - da Universidade Federal de Roraima - UFRR, disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Atua como colaboradora nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Informática, Educação a distância e no Instituto Insikiran, no curso de Formação de professores Indígenas e no curso de Pós-graduação em Educação Infantil. Vivenciando a pesquisa e prática docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Minha área de atuação é a Educação e Formação de professores, sendo as temáticas preferidas: Formação docente, Estágio, Letramento, Ensino e aprendizagem, Saberes docentes e Práticas pedagógicas, Cognição e Processos Cognitivos. Vivência na Coordenação de Estágio e Pesquisa do CAp., além de ter sido coordenadora Geral do Programa do Governo Federal intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Fui aluna especial do Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC - cuja linha de pesquisa me enquadro na de Formação de Professores para a educação em Ciências e Matemática. Participo do Grupo Roraimense de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GREPEM - da Universidade Federal de Roraima, membro do Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores, pertencente à linha de Fundamentos epistemológicos, neurocientíficos e metodológicos da NEURODIDÁTICA.

Evandro Luis Ghedin , Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação. 

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Publicado

2021-10-23

Como Citar

MEDEIROS, J. C.; ANDRADE, A. N. de; COSTA, M. L. J. da; GHEDIN , E. L. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONTEXTOS DOS DOUTORADOS EM EDUCAÇÃO NO AMAZONAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21085, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12794. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12794. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências