ABORDAGENS SOBRE O CONCEITO DE DERIVADA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12160

Palavras-chave:

Teses e Dissertações, Ensino, Ensino de Ciências e Matemáticas, Conceito de Derivada

Resumo

Apresenta-se neste artigo um levantamento de teses e dissertações defendidas no Brasil que contemplaram o conceito de derivada como parte de seus objetos de estudo. Para tanto, efetivamos uma busca no Catálogo de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O termo “Conceito de Derivada” foi utilizado como chave de pesquisa, de maneira que consideramos os trabalhos vinculados às áreas de conhecimento de Ensino ou Ensino de Ciências e Matemáticas. Nessas condições, identificamos um total de 17 trabalhos, entre teses e dissertações, defendidos no período de 2008 a 2018. Evidenciamos que tais pesquisas foram realizadas no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ensino, Ensino de Ciências e Matemática e Ensino de Matemática. Em geral, o objeto de pesquisa desses trabalhos esteve vinculado ao ensino e aprendizagem de derivada, bem como às múltiplas compreensões de estudantes acerca desse conceito, como por exemplo, aquelas relacionadas à taxa de variação média e instantânea, coeficiente angular da reta tangente à curva, estudo de variabilidade, dentre outros aspectos.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no Ensino Superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Atualmente é professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DEMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). É, também, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pará (SBEM-PA).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

MESSIAS, M. A. de V. F. ABORDAGENS SOBRE O CONCEITO DE DERIVADA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21042, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12160. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12160. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática