UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16354

Palavras-chave:

Psicologia da Aprendizagem em Matemática, Pensamento Matemático Avançado, Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Teoria APOS

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma discussão relacionada a Psicologia da Aprendizagem em Matemática, tendo em vista os apontamentos de Skemp (1987), no contexto do Pensamento Matemático Avançado. Para tanto, apresentou-se uma reflexão sobre a noção de Esquema e suas implicações na aprendizagem matemática, sobretudo, no que se refere às múltiplas associações entre conceitos, representações, interpretações, dentre outros elementos, os quais são parte constituinte do processo de construção do conhecimento matemático, fato que tem sido discutido no âmbito dos estudos associados ao Pensamento Matemático Avançado. Por isso, destacam-se alguns apontamentos relacionados à sua natureza, tendo em vista os trabalhos de Tall (1991,1992), Dreyfus (1991), Ervinck (1991) e Messias (2018), bem como às teorias sobre Imagem Conceitual e Definição Conceitual (VINNER, 1991) e APOS (DUBINSKY et al., 1988; ARNON et al, 2014).  Evidenciou-se a relevância dessas perspectivas teóricas, uma vez que elas permitem visualizar o processo de apreensão de conhecimentos por parte dos estudantes mediante uma pluralidade de construções mentais, por meio das quais é possível conjecturar sobre conflitos cognitivos, bem como sobre os mecanismos e processos mentais necessários para superá-los e, consequentemente, viabilizar uma compreensão mais madura dos objetos matemáticos em estudo, tornando-os significativos à realidade e necessidades dos educandos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Universidade Federal do Pará (UFPA), Salinópolis, Pará, Brasil.

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no Ensino Superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Foi membro da Diretoria da SBEM - PA nos triênios 2017- 2020 e 2020 - 2023. Foi professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atualmente, é professora Efetiva da Universidade Federal do Pará (Área: Educação Matemática) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA).

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

AMATANGELO, Miriam Lynne. Student understanding of limit and continuity at a point: a look at four potentially problematic conceptions. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Artes), Bringham Young University (Utah/USA), 2013.

ARNON et al. APOS Theory – a framework for research and curriculum development in mathematics education. New York: Springer, 2014.

DREYFUS, T. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, D (ED.). Advanced Mathematical Thinking. Dordretch: Kluwer publications, p. 25-41.1991.

DUBINSKY, Ed. Reflective abstraction in advanced mathematical thinking. In: TALL, D. (Ed). Advanced Mathematical Thinking. Kluwer Academic Publishers, 1991, p. 95 – 123.

DUBINSKY, Ed; WELLER, K.; MCDONALD, M.A.; BROWN, A. Some historical issues and paradozes regarding the concept of infinity: An APOS analysis. Educational Studies in Mathematics, n. 58, p. 335-359.

ERVYNCK, G. Mathematical creativity. In: TALL, D (ED.). Advanced Mathematical Thinking. Dordretch: Kluwer publications, p. 42 - 53.1991.

MESSIAS, M. A. V. F. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

MESSIAS, M. A. V. F. Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e o processo de construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade. 2018. 186f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, UFPA, 2018.

MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; BRANDEMBERG, João Cláudio. Uma decomposição genética para o objeto matemático limite de uma função. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 121-138, maio 2021. ISSN 2317-5125. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9657

SKEMP, R.R. The Psychology of learning mathematics. New Jersey: Routledge Taylor & Francis Group, 1987.

TALL, D. The Psychology of Advanced Mathematical Thinking. In: TALL, D

(ED.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer publications, p. 3-21, 1991.

TALL, D. How humans learn to think mathematically: Exploring the three worlds of mathematics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, 1981, p. 151 – 169

VINNER, S. Continuous functions and reasoning in college students. In Bergeron, J. (ED) Proceedings of the international conference on the psychology of mathematics education (PME), 1987, vol. 1, pp. 177 – 183.

VINNER, S. The role of definitions in the teaching and learning of mathematics. In: TALL, D

(ED.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer publications, p. 65-81, 1991.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

MESSIAS, M. A. de V. F.; BRANDEMBERG, J. C. UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23091, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16354. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16354. Acesso em: 25 jul. 2024.