LETRAMENTO CIENTÍFICO NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA

Tadeu Teixeira de Souza, Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Diógenes Gewehr, Bárbara Scartezzini, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


O presente estudo objetiva analisar como o Letramento Científico tem sido desenvolvido pelos docentes de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município de Iguatu/CE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com aproximações de estudo de caso. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada junto a 13 professores. As informações obtidas foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstraram que os professores entrevistados apresentam insegurança quanto ao tema deste estudo, bem como, dificuldades em fazer relação com suas práticas diárias. Não possuem clareza quanto ao conceito de Letramento Científico. Utilizam como estratégia pedagógica principal para as aulas o livro didático, o qual muitas vezes é desconexo da realidade dos alunos, conforme os entrevistados. É possível inferir que este tema deve ser problematizado entre os professores a fim de habilitá-los para a reflexão, buscando uma prática docente intimamente significante para os alunos, almejando o Letramento científico destes.

Palavras-chave


Ensino de Biologia; Livro Didático; Educação Básica; Ensino Médio; Alfabetização Científica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p310-323.i6560

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