OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM BRASIL DESCONHECIDO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA EM JAPURÁ (AM)
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.10078Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, PARFORResumo
A Educação Ambiental é uma via real de enfrentamento aos problemas atuais que envolvem pessoas, recursos naturais e a biodiversidade. O incentivo e/ou desenvolvimento dela, com efetividade, é responsabilidade também da escola; logo, os cursos de formação de professores precisam oportunizar tal aprendizado aos futuros docentes. Este trabalho apresenta os resultados de um questionário aplicado a acadêmicos de Pedagogia do PARFOR de Japurá (AM), regularmente matriculados na disciplina de Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para o reconhecimento das necessidades reais do município que sofre com problemas de descarte do lixo e saneamento básico, além de desvelar que os acadêmicos desconhecem a legislação educacional. O trabalho defende uma formação de professores que sejam profissionais engajados em questões ambientais, principalmente por estarmos inseridos na Amazônia, berço da biodiversidade do mundo. A pesquisa revela o reconhecimento dos acadêmicos acerca da importância do ensino de ciências para a formação de professores, consequentemente, para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e reflexivos.
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