OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM BRASIL DESCONHECIDO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA EM JAPURÁ (AM)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10078

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, PARFOR

Resumo

A Educação Ambiental é uma via real de enfrentamento aos problemas atuais que envolvem pessoas, recursos naturais e a biodiversidade. O incentivo e/ou desenvolvimento dela, com efetividade, é responsabilidade também da escola; logo, os cursos de formação de professores precisam oportunizar tal aprendizado aos futuros docentes. Este trabalho apresenta os resultados de um questionário aplicado a acadêmicos de Pedagogia do PARFOR de Japurá (AM), regularmente matriculados na disciplina de Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para o reconhecimento das necessidades reais do município que sofre com problemas de descarte do lixo e saneamento básico, além de desvelar que os acadêmicos desconhecem a legislação educacional. O trabalho defende uma formação de professores que sejam profissionais engajados em questões ambientais, principalmente por estarmos inseridos na Amazônia, berço da biodiversidade do mundo. A pesquisa revela o reconhecimento dos acadêmicos acerca da importância do ensino de ciências para a formação de professores, consequentemente, para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e reflexivos.

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Biografia do Autor

Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Centro Universitário do Norte

Bióloga, Especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA. Pesquisadora membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA.

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (2013). Especialista em Neuropsicopedagogia (2015), Didática do Ensino Superior (2015) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (2019). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Atualmente é Professor Assistente I do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando nos temas de Ensino de Ciências e Matemática, Estágio Supervisionado e Metodologias de Ensino.

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

MORHY, P. E. D.; NEGRÃO, F. da C. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM BRASIL DESCONHECIDO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA EM JAPURÁ (AM). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 61–76, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10078. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10078. Acesso em: 22 jul. 2024.

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