CURRÍCULO: DISCUSSÕES NO CAMPO DA TRANSDISCIPLINARIDADE E DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p88-103.i5319

Palavras-chave:

Currículo, Transdiciplinaridade, Educação tecnológica, Dimensão formativa.

Resumo

Apresentam-se discussões sobre o Currículo, a Transdisciplinaridade, a dimensão formativa do professor e a Educação Tecnológica, enquanto questões pertinentes para o processo educativo. O objetivo é debater as temáticas expostas demonstrando que estas devem dialogar entre si e percebendo suas contribuições para as práticas educativas. A metodologia utilizada foi a leitura de referenciais teóricos que subsidiaram a produção de textos que foram cruciais para a elaboração deste trabalho. Os resultados indicam que é necessário que os saberes dialoguem, sendo urgente os currículos serem repensados a fim de que os conteúdos deixem de ser trabalhados de forma fragmentada, assim como o professor seja percebido como um ser em constante processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Neves de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Ensino Tecnológico pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFAM/CMC. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas ? UEA (2013). Atua como Pedagoga no Departamento Acadêmico de Informação e Comunicação do IFAM.

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular (Universidad de Valladolid,2002), Mestre em Ciências Humanas (Universidade Federal do Amazonas,1998), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Federal do Amazonas, 1995), Licenciado em Letras (Universidade Federal do Amazonas, 1990). Curso Adicional em Estudos Sociais: Habilitação para 5ª e 6ª séries no Colégio Batista de Parintins (1984). Curso Técnico: Habilitação para o Magistério 1ª a 4ª série do primeiro grau no Colégio Nossa Senhora do Carmo - Parintins (1980-1983). MInistrou aulas nas Séries Iniciais, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente ministra aulas em Cursos de Graduação, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática das Ciências nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática; e também no Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, na condição de professor na disciplina Transdisciplinaridade, Currículo e Educação Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Também atua no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ENSINO TECNOLÓGICO, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE E SENTIDOS DA AUTORIA NA PESQUISA NARRATIVA.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

ALMEIDA, A. N. de; GONZAGA, A. M. CURRÍCULO: DISCUSSÕES NO CAMPO DA TRANSDISCIPLINARIDADE E DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 1, p. 88–103, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p88-103.i5319. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5319. Acesso em: 16 abr. 2024.