UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13289

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Inicial, Bibliometria

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar o cenário da produção científica sobre a formação de professores que ensinam matemática a partir de um levantamento bibliométrico. As investigações sobre os professores que ensinam matemática são essenciais para o aprimoramento da área de Educação Matemática, pois  permitem compreender os desafios, entraves e possibilidades do trabalho pedagógico com matemática, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento bibliométrico foi realizado na plataforma OasisBR do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para isso, definimos os seguintes descritores: “matemática”, “pedagogia” e “formação” em pesquisas do tipo “dissertação” publicadas no período de 2016 a 2021. Assim, para composição da análise do artigo, foram contabilizadas um total de 14 dissertações. Os principais resultados indicam ausência de pesquisas na Região Norte, prevalência de pesquisas qualitativas e autoria predominante de egressos do curso de Pedagogia. Portanto, uma produção bibliométrica contribui para o avanço científico, uma vez que oportuniza que os pesquisadores identifiquem o cenário da produção científica, corroborando para o desenvolvimento de novos estudos, em diferentes perspectivas dentro da formação de professores que ensinam matemática.

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Biografia do Autor

Rubia Inácio Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Graduado em Pedagogia (2013). Especialista em Neuropsicopedagogia (2015), Didática do Ensino Superior (2015) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (2019). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Atualmente é Professor Assistente I do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando nos temas de Ensino de Ciências e Matemática, Estágio Supervisionado e Metodologias de Ensino.

Jonatha Daniel dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Graduado na Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Ji-Paraná; Graduado em Pedagogia - UNINTER; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (Bolsista Capes). Experiência na Educação Básica e Educação Superior. Desenvolvo pesquisas a partir de uma ótica voltada para a Educação Escolar, Educação Matemática, Saberes Etno(matemáticos) e Populações tradicionais. Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

LOPES, R. I.; NEGRÃO, F. da C.; SANTOS, J. D. dos. UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22021, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13289. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13289. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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