EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CIDADÃ: CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NACIONAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9146

Palavras-chave:

Teses e dissertações, Cidadania, Estado do conhecimento.

Resumo

A presente investigação se ocupa de apresentar um estudo vinculado a identificação de dissertações e teses que tratam da alfabetização científica no campo da Educação em Química frente a formação cidadã. A questão central está associada ao modo como a alfabetização científica é retratada nos estudos. Como objetivo tem-se o de mapear a produção acadêmica nos temas mencionados, observando as características, especificidades e limitações dessas pesquisas. O estudo de abordagem qualitativa e do tipo estado do conhecimento, tomou como lócus o banco de teses e dissertações da Capes e selecionou 18 produções. Como resultado é apontado a existência de pesquisas na temática investigada, entretanto, na perspectiva de fomentar o debate entorno do novo ensino médio e da possibilidade de inserir os jovens no mercado de trabalho, percebe-se a necessidade de ampliar os estudos de modo que o ensino de Química/Ciências ultrapasse o de formar jovens para reproduzir técnicas ou usufruir tecnologia. Nessa perspectiva, o estudo faz uma defesa sobre a importância de recorrer a obra de Gérard Fourez e promover reflexões que possibilitem um ensino mais humanizado e voltado a formação para a cidadania.

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Biografia do Autor

Luana Zanelato Amaral, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Química pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, doutoranda 
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Professora de rede estadual de educação do Rio Grande do Sul (ensino médio) e atividade técnica na área de cosméticos.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Licenciatura em Matemática/Física; Especialização em Educação Matemática e em Ensino de Física; Mestrado em Educação;Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala de Henares - España; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - España. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 - Titular III, atuando em cursos de Graduação (Física-L) e Pós-Graduação. Atuou como coordenadora da Área e do Curso de Física, coordenadora da UPF Editora, membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é docente permanente e coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica, desenvolve investigação e orienta mestrado, doutorado e pós-doutorado nas seguintes temáticas: processos educativos relacionados ao ensino e a aprendizagem em Física, Matemática e Ciências, com ênfase na Metacognição, Estratégias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa. Integra a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias Educacional e é revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2006). Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM- (2007 - 2012). É professora adjunta III da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química Geral. Desde 2014 é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF (PPGECM); coordenadora da linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática e membro do CPG - Conselho de Pós-Graduação neste mesmo programa. É Editora-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática (RBECM) e revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Mãe e esteve em licença maternidade em 2018.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

AMARAL, L. Z.; ROSA, C. T. W. da; LOCATELLI, A. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CIDADÃ: CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NACIONAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 297–324, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9146. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9146. Acesso em: 26 abr. 2024.