ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11845

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Alfabetização Científica, Agrotóxicos, Pesquisa Participante

Resumo

A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de aulas remotas considerando o contexto da pandemia vivenciado no ano de 2020 e que limitou muitas das ações realizadas pelos professores da educação básica. O foco do estudo esteve na discussão sobre a possibilidade de promover a Alfabetização Científica (AC) durante as aulas, tendo como tema gerador o uso de agrotóxicos. De forma mais específica, o estudo avaliou as contribuições das ações didáticas desenvolvidas para contemplar os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron (2008) e quais os mais favorecidos nas atividades realizadas. No texto são descritas as sete atividades desenvolvidas durante os encontros e que foram encaminhadas via WhatsApp. O estudo foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa participante de cunho qualitativo teve o objetivo de identificar a presença dos Indicadores de AC na perspectiva de Sasseron (2008) nas atividades desenvolvidas.   Sendo que a análise das atividades indicou a presença dos indicadores de AC apontando que promover situações de aprendizagem voltadas à reflexão, ao pensamento crítico, à leitura e à pesquisa pode contribuir para a formação da cidadania mesmo em um contexto de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Melina Nymann dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Ibirapuitã, Rio Grande do Sul, Brasil.

Melina Nymann dos Santos é graduada em Matemática (LP) pela Universidade de Passo Fundo (2016), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2018) e mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2019).

Andriele dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Marau, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2009). Especialização em Matemática Aplicada pela Universidade de Passo Fundo (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professor(a) de matemática da Prefeitura Municipal de Marau. Tem experiência na área de Matemática, com enfase em Matemática, atuando em turmas do Ensino Fundamental e Médio

Catia Balbinot, Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul, Santa Cecília do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão.

 

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciatura em Matemática/Física; Especialização em Educação Matemática e em Ensino de Física; Mestrado em Educação;Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala de Henares - España; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - España. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 - Titular III, atuando em cursos de Graduação (Física-L) e Pós-Graduação. Atuou como coordenadora da Área e do Curso de Física, coordenadora da UPF Editora, membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é docente permanente e coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica, desenvolve investigação e orienta mestrado, doutorado e pós-doutorado nas seguintes temáticas: processos educativos relacionados ao ensino e a aprendizagem em Física, Matemática e Ciências, com ênfase na Metacognição, Estratégias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa. Integra a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias Educacional e é revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Referências

BARRA, Eduardo Salles O. A realidade do mundo da ciência: um desafio para a história, a filosofia e a educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 5, n. 1, p. 15-26, 1998. ISSN 1516-7313. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n1/a03v5n1.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CAZO, Luiz Fernando. O Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos. 2015. Disponível em: https://jeonline.com.br/noticia/3819/brasil-e-campeao-mundial-no-consumo-de-agrotoxicos-. Acesso em: 29 maio 2020.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA CADEIA DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. Ingredientes ativos mais vendidos, 2014. Disponível em: http://www.biomercado.com.br/publicacao.php?arquivo=125. Acesso em: 1 jun. 2020.

CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000.

ESCOLA KIDS. Agrotóxicos, [S.d]. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.htm. Acesso em: 29 maio 2020.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. Educação tecnológica. In: GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. p. 25-73.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Agrotóxicos: Atlas do envenenamento alimentar do Brasil, 2017. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/574597-agrotoxicos-atlas-do-envenenamento-alimentar-no-brasil. Acesso em: 31 maio. 2020.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: InterSaberes, 2014.

NEWTON, Paul; DRIVER, Rosalind; OSBORNE, Jonathan. The place of argumentation in the pedagogy of school science. International Journal of Science Education, [S.l.], v. 21, n. 5, p. 553- 576, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232830410_The_place_of_argumentation_in_the_pedagogy_of_school_science_International_Journal_of_Science_Education_21_553-576. Acesso em: 18 ago. 2020. Doi: https://doi.org/10.1080/095006999290570.

NORRIS, Stephen P.; PHILLIPS, Linda M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, [S.l.], v. 87, n. 2, p. 224-240, 2000. Disponível em: https://literacy473.weebly.com/uploads/9/1/6/7/9167715/science_and_literacy.pdf. Acesso em: 04 set. 2020. Doi: https://doi.org/10.1002/sce.10066.

PEDUZZI, Luiz O. Q. Sobre a utilização didática da história da ciência. In: PIETROCOLA, Maurício (Org.). Ensino de Física: conteúdo e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. p. 151-170.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002263232. Acesso em: 17 set. 2020.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.

STIEFEL, Berta Marco. La naturaleza de la ciencia en los enfoques CTS. Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 19-29, 1995. ISNN 2014-4733. Disponível em: https://www.grao.com/es/producto/la-naturaleza-de-la-ciencia-en-los-enfoques-cts. Acesso em: 10 out. 2020.

TEJON, José Luiz. Dois lados da moeda: agrotóxico. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SKEW7XoSMf8. Acesso em: 25 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

SANTOS, M. N. dos; SANTOS, A. dos; BALBINOT, C. .; ROSA, C. T. W. da. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21026, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11845. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11845. Acesso em: 21 abr. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática