ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11845

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Alfabetização Científica, Agrotóxicos, Pesquisa Participante

Resumo

A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de aulas remotas considerando o contexto da pandemia vivenciado no ano de 2020 e que limitou muitas das ações realizadas pelos professores da educação básica. O foco do estudo esteve na discussão sobre a possibilidade de promover a Alfabetização Científica (AC) durante as aulas, tendo como tema gerador o uso de agrotóxicos. De forma mais específica, o estudo avaliou as contribuições das ações didáticas desenvolvidas para contemplar os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron (2008) e quais os mais favorecidos nas atividades realizadas. No texto são descritas as sete atividades desenvolvidas durante os encontros e que foram encaminhadas via WhatsApp. O estudo foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa participante de cunho qualitativo teve o objetivo de identificar a presença dos Indicadores de AC na perspectiva de Sasseron (2008) nas atividades desenvolvidas.   Sendo que a análise das atividades indicou a presença dos indicadores de AC apontando que promover situações de aprendizagem voltadas à reflexão, ao pensamento crítico, à leitura e à pesquisa pode contribuir para a formação da cidadania mesmo em um contexto de ensino remoto.

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Biografia do Autor

Melina Nymann dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Ibirapuitã, Rio Grande do Sul, Brasil.

Melina Nymann dos Santos é graduada em Matemática (LP) pela Universidade de Passo Fundo (2016), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2018) e mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2019).

Andriele dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Marau, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2009). Especialização em Matemática Aplicada pela Universidade de Passo Fundo (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professor(a) de matemática da Prefeitura Municipal de Marau. Tem experiência na área de Matemática, com enfase em Matemática, atuando em turmas do Ensino Fundamental e Médio

Catia Balbinot, Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul, Santa Cecília do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão.

 

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciatura em Matemática/Física; Especialização em Educação Matemática e em Ensino de Física; Mestrado em Educação;Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala de Henares - España; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - España. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 - Titular III, atuando em cursos de Graduação (Física-L) e Pós-Graduação. Atuou como coordenadora da Área e do Curso de Física, coordenadora da UPF Editora, membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é docente permanente e coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica, desenvolve investigação e orienta mestrado, doutorado e pós-doutorado nas seguintes temáticas: processos educativos relacionados ao ensino e a aprendizagem em Física, Matemática e Ciências, com ênfase na Metacognição, Estratégias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa. Integra a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias Educacional e é revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

SANTOS, M. N. dos; SANTOS, A. dos; BALBINOT, C. .; ROSA, C. T. W. da. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21026, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11845. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11845. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática