EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: MAPEAMENTO DE ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2009 À 2019
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12538Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio, Ensino de Matemática, Mapeamento de TrabalhosResumo
O presente trabalho teve como objetivo mapear artigos, dissertações e teses que enfatizam a utilização de questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino de Matemática, discutindo aqueles que exploram a Matemática a partir das questões e/ou ensinam a Matemática buscando preparar o aluno para a prova do ENEM. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo Biembengut (2008) como referência no mapeamento. A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), limitando-se aos trabalhos produzidos no período de 2009 a 2019. O estudo apresenta as principais considerações expostas pelos(as) autores(as) dos 21 trabalhos selecionados. A partir dos dados coletados, identificou-se as seguintes temáticas: Questões do ENEM na (re)construção do conhecimento; Contextualização e interdisciplinaridade nas questões do ENEM; Práticas docentes na preparação dos alunos para o ENEM; e, Tratamento da informação: Estatística e Probabilidade. Com os resultados da pesquisa, conclui-se que o ensino de Matemática trabalhado a partir de questões do ENEM é uma prática fortalecedora na preparação do aluno para essa prova, dada familiarização adquirida com o formato e direcionamento das questões. Nesse processo, destaca-se a importância do professor contemplar em sua prática pedagógica abordagens contextualizadas e interdisciplinares.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: FIORENTINI, D.; GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6ª ed., 1ª reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 107-119.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 nov. 2019.
________. Portaria nº 438/1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Brasília: 1998. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-438-1998_181137.html. Acesso em: 28 out. 2019.
________. Resolução CEB n°. 3/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0398.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.
CHASSOT, A. A pesquisa de saberes primevos catalisando a interdisciplinaridade. In: AZEVEDO, J. C.; REIS, J. T. (Org.). O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. 1ª ed. São Paulo: Fundação Santillana: Moderna, 2014. p.115-133.
COSTA, Y. G.; BARBOSA, I. S. Matemática e interdisciplinaridade: possibilidades e desafios. Curitiba: Appris, 2013.
Ministério da Educação – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 31 out. 2019.
MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10784. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 07 ago. 2021.
NASCIMENTO, M. M. O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio. 2019. 192 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Porto Alegre – RS, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188431. Acesso em: 01 nov. 2019.
OTOBELLI, E. S. Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Caxias do Sul – RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/11338/4173. Acesso em: 02 nov. 2019.
SANTOS, V. P. Interdisciplinaridade na sala de aula. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
SERRA, D. S. A contribuição da prova de Matemática do ENEM para o ensino de Probabilidade e Estatística. 2015. 192 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/127983. Acesso em: 02 nov. 2019.
WIRMOND, T. K.; SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M. O papel do erro na construção do conhecimento matemático a partir da percepção dos professores dos Anos Iniciais. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 663-670, 2019. ISSN 2177-2894. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1379/1268. Acesso em: 17 nov. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Robson Kleemann, Celiane Costa Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.