ENSINO DE BOTÂNICA POR INVESTIGAÇÃO: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11276


Palavras-chave:

Ensino de Botânica. Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Alfabetização Científica.

Resumo

Considerando o atual cenário de ensino de Botânica no país, sua importância para a compreensão dos fenômenos naturais e atendendo à demanda de um ensino voltado para o entendimento da natureza da ciência, da assimilação de conceitos e da compreensão dos impactos da ciência e das suas tecnologias, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a fim de motivar ainda mais o ensino de Botânica e contribuir para a Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio. Este trabalho possui uma natureza quanti-qualitativa e a proposta metodológica desenvolvida está em concordância com a visão cognitiva/cultural de ensino. O trabalho foi realizado em uma escola pública no interior de Mato Grosso, região da Amazônia Legal. O potencial didático desta SEI pode promover avanços na Alfabetização Científica, pois sua aplicação proporcionou aos alunos a possibilidade de argumentação, construção de conceitos e o contato com o método científico, da mesma forma possibilitou à pesquisadora-professora refletir sobre possíveis soluções para o papel da formulação de estratégias de ensino investigativo na aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Michele Eidt Tognon, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Biologia.

  • Patrícia Carla de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Bióloga, bacharel e licenciada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutora em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em Ecofisiologia Vegetal e Ecologia de Plantas. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Botânica e Ecologia - Instituto de Biociências e pesquisadora com interesse nos estágios iniciais da vida de plantas do Pantanal e Cerrado.

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Publicado

2021-04-03

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

TOGNON, Michele Eidt; OLIVEIRA, Patrícia Carla de. ENSINO DE BOTÂNICA POR INVESTIGAÇÃO: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, p. e21028, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11276. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11276. Acesso em: 8 jul. 2025.