ENSINO DE BOTÂNICA POR INVESTIGAÇÃO: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11276

Palavras-chave:

Ensino de Botânica. Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Alfabetização Científica.

Resumo

Considerando o atual cenário de ensino de Botânica no país, sua importância para a compreensão dos fenômenos naturais e atendendo à demanda de um ensino voltado para o entendimento da natureza da ciência, da assimilação de conceitos e da compreensão dos impactos da ciência e das suas tecnologias, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a fim de motivar ainda mais o ensino de Botânica e contribuir para a Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio. Este trabalho possui uma natureza quanti-qualitativa e a proposta metodológica desenvolvida está em concordância com a visão cognitiva/cultural de ensino. O trabalho foi realizado em uma escola pública no interior de Mato Grosso, região da Amazônia Legal. O potencial didático desta SEI pode promover avanços na Alfabetização Científica, pois sua aplicação proporcionou aos alunos a possibilidade de argumentação, construção de conceitos e o contato com o método científico, da mesma forma possibilitou à pesquisadora-professora refletir sobre possíveis soluções para o papel da formulação de estratégias de ensino investigativo na aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Michele Eidt Tognon, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Biologia.

Patrícia Carla de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Bióloga, bacharel e licenciada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutora em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em Ecofisiologia Vegetal e Ecologia de Plantas. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Botânica e Ecologia - Instituto de Biociências e pesquisadora com interesse nos estágios iniciais da vida de plantas do Pantanal e Cerrado.

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

TOGNON, M. E. .; OLIVEIRA, P. C. de . ENSINO DE BOTÂNICA POR INVESTIGAÇÃO: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21028, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11276. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11276. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências