ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS A PARTIR DO USO DE ANALOGIAS: OBSTÁCULOS E ABORDAGENS SOBRE O CONTEÚDO CÉLULA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450

Palavras-chave:

Analogias, Metáforas, Livro didático, Célula, Ensino de Ciências.

Resumo

O papel da analogia e metáfora, quando aplicado ao argumento, consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Para

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT (2017). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará UFPA (2010). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amapá UNIFAP (2007). É Professor Adjunto e coordenador do curso de matemática do Campus Universitário do Marajó-Breves. Líder do Grupo de Estudos de Práticas de Linguagem e Comunicação no Ensino e Aprendizagem em Matemática. Fez parte do Grupo de estudos em Linguagem Matemática/UFPA, publicou 16 artigos em Revistas, 28 trabalhos completos em Anais de congressos nacionais e internacionais, 4 capítulos de Livros. É parecerista na Revista Reamec (UFMT). Atua na Matemática e Educação Matemática nas linhas de pesquisas em Formação de Professores; Ensino-Aprendizagem; Comunicação; Ensino por investigação; Linguagem e Tecnologia.

Mariane Machado Brito, Instituto Federal do Pará

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará/Campus Marajó-Breves. Aluna do Curso de Especialização em Agroextrativismo Sustentável em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Federal do Pará.

Referências

ANDRADE, B. L; ZYLBERSZTAJN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2. Dez. 2002.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARROS, C. & PAULINO, W. R. Os seres Vivos. São Paulo: Ática, 1999.

HOFFMANN, M. B., SCHEID, N. M. J. Analogias como ferramenta didática no ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências [en linea] 2007, 9 (Sin mes): [Fecha de consulta: 3 de mayo de 2019] Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129516644003> ISSN 1415-2150.

BOZELLI, F. C.; NARDI, R. O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, p. 77-100, 2006.

CRUZ, D. Ciências e educação Ambiental: o corpo humano. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, D. Os seres vivos. São Paulo: Ática, 2003.

CUNHA, M. Analogias nos livros de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, 20 fev. 2011.

D’AMORE, B. Epistemologia e didática Matemática. Tradução de Maria Cristina Bonomi Barufi. Ed. São Paulo: Escrituras, 2005.

DUIT, R. On the role of analogies and methaphors in learning Science. Sciencie Education, v. 75, n.6, 1991, p.649-672.

FERRAZ, D. F. & TERRAZZAN, E. A. Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação? Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 213-227, 2003.

FERRY, A. S.; NAGEM, R. L. Analogias & contra-analogias: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva bachelardiana. Revista experiências em Ensino de Ciências – v.3, n.1, p. 7-21, 2008.

FLÔR, C. & CASSIANI, C. S. O que dizem os estudos da linguagem na educação científica? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2011.

GEWANDSZNAJDER, F. A vida na terra. São Paulo: Ática, 2007.

GOMES, H. J. P. & OLIVEIRA, O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Revista Ciências & Cognição. v. 12, p. 96-109, 2007.

LEITE, V. M.; SILVEIRA, H.E & DIAS, S. S. Obstáculos epistemológicos em livros didáticos: um estudo das imagens de átomos. Candombá – Revista Virtual, v. 2, n. 2, p. 72–79, 2006.

NAGEM, R. L.; FIGUEROA, A. M. S. & CARVALHO, E. M. Metodologia de Ensino com Analogias: um estudo da classificação dos animais. In: VI ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 2003, Baurú. Anais... Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

NUNES, R. R.; FERRAZ, D. F. & JUSTINA, L. A. D. Estudos Relativos a Analogias no Ensino de Ciências. In: VI ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 2007. Anais... VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2007. p. 01-12.

NUÑEZ, I. B; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P. da & CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación (Online), p. 1-15, 2003.

PICCINI, C. L. Imagens no ensino de ciências: uma imagem vale mais que mil palavras?. In MARTINS, I. ; GOUVEA, G. & VILANOVA, R. O livro didático de ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, prática de leitura e uso em sala de aula. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Isabel Martins 2012, p. 147-158.

QUESADO, M. O papel dos aspectos da natureza da ciência em livros didáticos de ciências- uma análise textual. In MARTINS, I. ; GOUVEA, G. & VILANOVA, R. O livro didático de ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, prática de leitura e uso em sala de aula. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Isabel Martins, 2012, p. 89-103.

RICOEUR, P. O processo metafórico como cognição, imaginação e sentimento. In: SACKES, S. (Org.) Da Metáfora. São Paulo: Educ-Pontes, 1992, p.145-160.

SANTOS, Francisco Alves; SANTANA, Isabel Cristina Higino. Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de ciências?. Educação (UFSM), v. 43, n. 4, p. 757-772, 2018.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 591-603, 2016.

VASCONCELOS, S. D. & SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino Fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

VILANOVA, R. O livro didático de ciências na educação de jovens e adultos: uma analise critica e alguns subsídios para a avaliação e escolha pelo professor. In MARTINS, I. ; GOUVEA, G. & VILANOVA, R. O livro didático de ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, prática de leitura e uso em sala de aula. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Isabel Martins, 2012, p. 53-64.

VILLANI, A, BAROLLI, E., CABRAL, T. C. B., FAGUNDES, M. B., YAMAZAK, S. C. Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 14, n. 1, p. 37-55, 1997.

ZAMBON, L. B.; PICCINI, I. P.; TERRAZZAN, E. A. Comparando a utilização de analogias em livros didáticos para a educação em ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais... VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, p. 1-12, 2009.

Publicado

2019-08-01

Como Citar

LACERDA, A. G.; BRITO, M. M. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS A PARTIR DO USO DE ANALOGIAS: OBSTÁCULOS E ABORDAGENS SOBRE O CONTEÚDO CÉLULA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 164–184, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450. Acesso em: 16 abr. 2024.