LER, ESCREVER E COMUNICAR EM MATEMÁTICA: HABILIDADES REQUERIDAS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O TEXTO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Comunicação, Texto, Problemas de matemática

Resumo

O presente artigo é parte integrante da dissertação do primeiro autor sob a orientação da segunda autora que tem como objetivo investigar como alunos interpretam e compreendem os enunciados dos problemas matemáticos, e comunicam suas resoluções aos membros da interação. A leitura passa a ser um processo para melhor compreender o fazer do aluno, bem como expressar a linguagem matemática no lido. No presente estudo foram realizados dois encontros. Num primeiro encontro cada participante resolvia individualmente problemas de divisão. Já num segundo os participantes que resolviam os problemas individualmente eram colocados em díades a resolverem problemas de divisão. Tanto o primeiro como o segundo encontro foram filmados e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontaram que quando os sujeitos tem a possibilidade de comunicar a escrita ao outro da interação, estes passam a resignificar seus pontos de vistas, conjecturando novos processos de leitura. Esta pesquisa contribui, ainda, para as trocas comunicativas favorecendo a coordenação de estratégias de resoluções de problemas utilizadas pelos alunos. Destacamos a leitura como atividade essencial para interpretar e compreender o texto e o seu interpretante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT (2017). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará UFPA (2010). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amapá UNIFAP (2007). É Professor Adjunto e coordenador do curso de matemática do Campus Universitário do Marajó-Breves. Líder do Grupo de Estudos de Práticas de Linguagem e Comunicação no Ensino e Aprendizagem em Matemática. Fez parte do Grupo de estudos em Linguagem Matemática/UFPA, publicou 16 artigos em Revistas, 28 trabalhos completos em Anais de congressos nacionais e internacionais, 4 capítulos de Livros. É parecerista na Revista Reamec (UFMT). Atua na Matemática e Educação Matemática nas linhas de pesquisas em Formação de Professores; Ensino-Aprendizagem; Comunicação; Ensino por investigação; Linguagem e Tecnologia.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação (1985) e Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

Referências

AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Tradução: Danilo

Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artmed, 1990.

BÉLANGER, Marco; DE SERRES, Margot. Les erreurs langagières en mathématiques. In: Correspondance.Vol. 3, num. 4 Abr. 1998.

DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita

infantil. 2ed. Porto Alegre: Ediupf, 2002.

HABERMAS, Jurgen.Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução: Flávio

BenoSiebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

LACERDA, Alan Gonçalves. A interpretação e a comunicação das regras matemáticas na resolução de problemas de divisão por alunos de 5ª série do ensino fundamental. 2010, n.f. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas/ Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2010.

MACHADO, Nílson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo, Cortez, 1990.

MENEZES, Luís. (1999). Matemática, linguagem e comunicação. In: Encontro Nacional de Professores de Matemática, Portimão: Atas do encontro, Portimão, 1999.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de Hermenêutica. Tradução: M. F. Sá Correia. Porto: Rés, 1989.

RICOEUR, Paul. Do texto a acção: ensaios de Hermenêutica II. Tradução: Alcino Cartaxo & Maria José Sarabando. Porto: Rés, 1986.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova

pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.

SMOLE, Kátia Stoco; DINIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia Stoco & DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.69-86.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

Publicado

2013-12-30

Como Citar

LACERDA, A. G.; SILVEIRA, M. R. A. da. LER, ESCREVER E COMUNICAR EM MATEMÁTICA: HABILIDADES REQUERIDAS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O TEXTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 1, n. 1, p. 44–60, 2013. DOI: 10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5286. Acesso em: 29 mar. 2024.