EDUCATION & TECNOLOGY: REFLECTIONS ABOUT THE INCORPORATION OF MOBILE TECNOLOGIES IN THE EDUCATION

Authors

DOI:

10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p88-101.i5290

Keywords:

Formação de professores, Dispositivos móveis, Tecnologia de informação e comunicação.

Abstract

In current times, there is a growing call for the inclusion of mobile devices in the classroom, such as tablets, mobile phones, smartphones in order to improve the learning teaching practices. However, the presence of these technologies provokes questions, challenges, reflections on the need to rethink the pedagogical practice. For this, the aim of this article is to present a the partial results of an exploratory research to discuss the process of incorporating  of this technology in education. Firstly, are presented some thoughts on technological expansion and its applications. And then approached the process of incorporation of ICTs in education: what are the steps required, and the challenges and tensions to overcome, especially according to the training of teachers. The professor continues to be crucial to guide the teaching learning process, but its role of teacher change. It also presents an account of a pedagogical activity carried out with the participation of students from the undergraduate Chemistry, Federal University of Rondônia (UNIR) under the guidance of two teachers (one teacher trainer of Chemistry and a professor of computer science).

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Liliane da Silva Coelho Jacon, Universidade Federal de Rondônia

Liliane da Silva Coelho Jacon, docente da Universidade Federal de Rondônia-UNIR desde fevereiro de 2006 (Associado)., É professora do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação e do Mestrado de Educação Matemática de Ji-Paraná (Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Educação Matemática). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC (2014) e Mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2002). Orienta trabalhos com ênfase em: Tecnologias Digitais na Educação, Emprego de Realidade Aumentada no Ensino de Ciências/Matemática, Robótica Educacional, Desenvolvimento de aplicativos educacionais (M-Learning) e Programação para a WEB

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - atual IBILCE (1973) e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação. É representante regional (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Ensino de Química. Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior, desde 2017.

References

BASTOS, Maria Inês. O impacto das TICs na Educação: O desenvolvimento de competências em TIC para a educação na formação de docentes na América Latina. Org.

Unesco OREALC. Brasília. Abril, 2010.

GATTI, Bernadette A. (coord.); BARRETO, E.S. de Sá. A formação continuada em questão. cap. 8 p.199-236. Livro Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, set/2009.

HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: edições 70, 1994, p.45-92.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001; p.11-38. MORAIS, Regis de. Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 7ª.ed. Campinas: Papirus, 2002; p.99-172.

MORAN, José Manuel. Tablets e netbooks na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tablets.pdf. Acesso em 5 abr 2012a.

______ Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tablet.pdf Acesso em 5 abr 2012b

POLI, José Luis. Matemático usa smartphone para ensinar analfabetos a ler e a escrever em SP. Entrevista concedida a Claudia E. Izumi, publicada na UOL Educação. Disponível em http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/25/matematico-usa-smartphone-para-ensinaranalfabetos-a-ler-e-a-escrever-em-sp.htm. Acesso em 25.out.2012

RICHIT, Adriana. Apropriação do Conhecimento Pedagógico-Tecnológico em Matemática e a Formação Continuada de Professores. Tese de doutorado. Unesp, Rio Claro, SP. 2010.

SUNKEL, Guillermo. Las nuevas tecnologias de la comunicacion y la informacion TIC

em la educacion: Desafios para lãs políticas públicas em América Latina. Santiago do Chile: CEPAL, Division de Desarollo Social, Serie Políticas Sociales, 2006.

VALENTE, José Armando. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

na Educação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. Palestra proferida no dia 19.out.2011, em Porto Velho, RO.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Volume I. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, p.29-355. Cap. III e IV

Published

2013-12-30

How to Cite

JACON, L. da S. C.; OLIVEIRA, A. C. G. de; MARTINES, E. A. L. de M.; MELLO, I. C. de. EDUCATION & TECNOLOGY: REFLECTIONS ABOUT THE INCORPORATION OF MOBILE TECNOLOGIES IN THE EDUCATION. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, Brasil, v. 1, n. 1, p. 88–101, 2013. DOI: 10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p88-101.i5290. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5290. Acesso em: 18 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>