INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS LICENCIATURAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10967

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino Superior, Licenciatura

Resumo

Dentre as políticas destinadas ao ensino superior brasileiro na última década, a internacionalização ganhou espaço considerável como um importante caminho para o desenvolvimento institucional. Este artigo se debruça sobre essa temática, analisando o processo da internacionalização no contexto das licenciaturas, a partir da perspectiva dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com produção de dados em duas etapas. Na primeira fase foi realizada a análise de documentos, a fim de investigar a participação de estudantes de licenciatura nos processos de mobilidade internacional. Na segunda etapa foi executada uma entrevista com aplicação da técnica de grupo focal, realizada presencialmente com estudantes do curso de Licenciatura da área de Química de uma universidade pública. Foram estabelecidas três categorias para análise dos dados pertinentes ao conceito de internacionalização, as experiências internacionais e habilidades linguísticas dos estudantes. A análise dos dados permitiu concluir que ainda existe muita desigualdade em termos de números de mobilidade internacional entre os estudantes dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura. As licenciaturas têm pouca participação no movimento de internacionalização, sobretudo nas políticas públicas atuais, o que evidencia a necessidade de ações institucionais na busca de métodos e estratégias que oportunizem a ampla participação de professores, técnicos e estudantes.

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Biografia do Autor

Poliana C. Rocha de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - PPGE/UFMT. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Especialista em Gestão Pública, área de conhecimento: Administração (2016). Foi Chefe de Gabinete da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (2014-2016). Atualmente é Assessora de Gabinete e Relações Públicas na Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, internacionalização, relações internacionais e gestão pública. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso - LabPEQ (UFMT).

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação. É representante regional (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Ensino de Química. É membro da Secretaria Adjunta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior, desde 2017.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

PAULA, P. C. R. de; MELLO, I. C. de. INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS LICENCIATURAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 396–414, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10967. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10967. Acesso em: 16 abr. 2024.

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