CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15052

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, BNCC, Complexidade, Currículo, Ciências da Natureza

Resumo

Recorrente em publicações científicas e documentos curriculares nacionais, a interdisciplinaridade tem sido discutida sob diferentes contextos ao longo das últimas décadas, sobretudo, a partir da possibilidade de religação dos saberes, como propõe Edgar Morin. Nesse sentido, buscou-se aqui investigar como a interdisciplinaridade se faz presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC  EM) – um documento educacional normativo dos currículos da Educação Básica de abrangência nacional – a partir de seus textos introdutórios e da área de conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando como abordagem epistemológica o pensamento complexo de Morin. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva, do tipo pesquisa documental, cujo percurso metodológico foi constituído por três etapas: estudo dos referenciais teóricos; análise de trechos específicos da BNCC-EM, segundo a Análise Textual Discursiva; e elaboração do metatexto, a partir das categorias analíticas. A interdisciplinaridade e a complexidade sutilmente se apresentam em esparsos trechos do documento, sem explicitação de fundamentos e referenciais teóricos, metodológicos, epistemológicos ou pedagógicos sobre esses temas. Tal constatação faz evidência de lacunas que precisam ser discutidas, considerando a envergadura e a importância da BNCC-EM na consolidação de diversas outras políticas educacionais do país.

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Biografia do Autor

Douglas Freitas de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT); Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

É doutorando em Educação (Linha de Pesquisa: Educação em Ciências) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT, desde 2018), lotado na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos de Júnior "Jaiminho". Foi coordenador pedagógico na Escola Estadual 14 de Fevereiro (2020-2021). Possui mestrado em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Química) pela UFMT (2020), graduação em Licenciatura Plena em Química também pela UFMT (2017) e é Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Fronteira Oeste / Pontes e Lacerda (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/QUÍMICA/UFMT), de 2014 a 2016. Já desenvolveu pesquisa de iniciação científica nas áreas de Psicologia Social e Física Ambiental como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT (PROIC-Técnico do IFMT), de 2011 a 2013. Foi bolsista do Programa de Monitoria da UFMT (2015 a 2017) e Coordenador e Monitor de Ensino do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Monitoria Voluntária do IFMT (NADEM) de 2012 a 2013. Além disso, foi bolsista também do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFMT/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (PIBIC/UFMT/FAPEMAT), do qual desenvolveu pesquisa em Química Analítica e Ambiental, estando vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Resíduos de Biocidas (LARB/UFMT). Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química" (LabPEQ/UFMT) e desenvolve pesquisas e materiais didáticos com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências Naturais e Ensino de Química, especialmente em temas como Políticas Educacionais e Currículo do Ensino Médio, Química Forense, ludicidade, formação de professores, sendo autor (em parceria com a Profa. Dra. Elane Chaveiro Soares) do livro "Química Forense para o Ensino de Química: uma abordagem teórica, lúdica e experimental para o Ensino de Química" (Ed. Átomo, 2021).

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). É Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). É Editora Adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017) e é Consultora Especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação (PUCRS/2012). Mestre em Educação (UFMT/1997). Graduada em Licenciatura Plena em Química (UFMT/1992). Docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente e orientadora no (PPGECN/UFMT) (onde foi coordenadora no período de 2017-2018). Orientadora da equipe de residentes em Química no PRP/CAPES (08/2018 a 01/2020 e 09/2020 a 03/2022 e atual). Coordenadora do PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016). Coordenou a Licenciatura em Química da UFMT (2015-2016 e 2019-2021), É Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). Áreas de Interesse: Formação de Professores de Química, História e Filosofia da Ciência, Ciência e Religião, Ensino e Aprendizagem em Química, Experimentação e Extensão Universitária.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

OLIVEIRA, D. F. de .; MELLO, I. C. de; SOARES, E. C. . CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23044, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15052. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15052. Acesso em: 28 abr. 2024.

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