FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E A REAMEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19566


Palavras-chave:

REAMEC, Formação de Professores, Educação em Ciências, Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este texto apresenta a Seção Especial da Revista REAMEC, intitulada “Formação Contínua de Professores e a REAMEC”, como resultado do esforço coletivo de inúmeras pessoas comprometidas com a formação docente na Amazônia. Esses sujeitos atuam diretamente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) que já formou mais de duzentos professores-formadores na região Amazônica. A avaliação institucional do programa, com base no acompanhamento dos egressos das três primeiras turmas, evidenciou um impacto positivo na trajetória profissional desses doutores, bem como nas Instituições de Ensino Superior (IES) de origem e, de modo mais amplo, em toda Amazônia. O objetivo desta Seção Especial é ampliar a compreensão sobre os efeitos da formação doutoral promovida pelo PPGECEM da REAMEC na vida de seus protagonistas, nas IES associadas e na própria região amazônica. Escritos majoritariamente na modalidade (auto)biográfica, os textos reunidos na Seção Especial representam histórias de vida profundamente marcadas pela experiência da formação, histórias que por sua vez, passaram a reverberar em outras tantas, por meio das atuações acadêmicas, institucionais e comunitárias dos egressos.  Os resultados evidenciam que o efeito cascata, previsto desde o projeto inicial do PPGECEM da REAMEC, está em curso. Destacam-se: o desenvolvimento profissional dos doutores formados e de seus orientadores; a reformulação curricular de cursos de licenciatura nas IES em que atuam e a criação ou fortalecimento de programas de mestrado e doutorado na área, especialmente nos estados de origem dos doutores formados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil.

    Graduada em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de filosofia, Ciências e Letras (atual Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1973 e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

  • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 4, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática MPECIM com as disciplina 'Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017 a 2023), Fundamentos Teórico- Metodológico na Pesquisa em Educação (2018 a 2022), e na disciplina Prática de Ensino Supervisionada (2017 a 2023), Seminários de Pesquisa (2017 a 2023) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado na Educação Básica, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II, Iniciação a Extensão e Prática de Ensino de Matemática. Matemática e Sociedade, dentre outras. Coordenadora do Subprojeto Matemática no Programa Institucional de Residência Pedagógica/ UFAC (2018-2024) e do projeto institucional: Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências GEPLIMAC /UFAC. Atua nos grupos de pesquisas: GMAUFAC (Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UFAC), no Grupo de Pesquisa em Lógica e Epistemologia) e no GEPLIMAC/UFAC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos ligados a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da terapia wittgensteiniana. Desde 2012 tem aprofundado seus estudos na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino das Matemáticas.

  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

Referências

ALVES, Ana Cláudia Tasinaffo. O programa de pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: estudo da trajetória profissional de egressos. Tese (Doutorado em Educação em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT. 2018b. 192f. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7136465. Acesso em: 12 out. 2019.

MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes. O currículo possível na educação superior: Estudo sobre o curso de Biologia em uma Universidade Amazônica. 359f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-22032007-163140/pt-br.php. Acesso em: 05 mai. 2020.

MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes. Formação de professores de ciências: velhos e novos modelos. Revista Exitus, v. 7, p. 17, 2017.

MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes. Narrativas dominantes e marginais: modelos de formação de professores. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 6, p. 108-138, 2019.

NASCIMENTO FILHO, Virgílio Bandeira. Acompanhamento do processo formativo de egresso no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC - Avaliação com a segunda turma (2013). 2022. 181 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2022.

SANTOS, Jusiany Pereira da Cunha dos. Relações entre Ensino de Ciências e Matemática e minorias sociais na Amazônia: Contribuições dos egressos da Terceira Turma da REAMEC. 227f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso, PPGECEM/REAMEC. Cuiabá/MT, 2022.

SOUSA, Aparecida Gasquez de. Avaliação emancipatória do currículo e desenvolvimento profissional: um estudo com formadores da licenciatura em ciências biológicas do IFRO. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. REAMEC. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7136769. Acesso em: mai. 2020.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

MARTINES, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes; BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E A REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25020, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19566. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19566. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)