FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E A REAMEC
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19566Palavras-chave:
REAMEC, Formação de Professores, Educação em Ciências, Educação Matemática, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este texto apresenta a Seção Especial da Revista REAMEC, intitulada “Formação Contínua de Professores e a REAMEC”, como resultado do esforço coletivo de inúmeras pessoas comprometidas com a formação docente na Amazônia. Esses sujeitos atuam diretamente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) que já formou mais de duzentos professores-formadores na região Amazônica. A avaliação institucional do programa, com base no acompanhamento dos egressos das três primeiras turmas, evidenciou um impacto positivo na trajetória profissional desses doutores, bem como nas Instituições de Ensino Superior (IES) de origem e, de modo mais amplo, em toda Amazônia. O objetivo desta Seção Especial é ampliar a compreensão sobre os efeitos da formação doutoral promovida pelo PPGECEM da REAMEC na vida de seus protagonistas, nas IES associadas e na própria região amazônica. Escritos majoritariamente na modalidade (auto)biográfica, os textos reunidos na Seção Especial representam histórias de vida profundamente marcadas pela experiência da formação, histórias que por sua vez, passaram a reverberar em outras tantas, por meio das atuações acadêmicas, institucionais e comunitárias dos egressos. Os resultados evidenciam que o efeito cascata, previsto desde o projeto inicial do PPGECEM da REAMEC, está em curso. Destacam-se: o desenvolvimento profissional dos doutores formados e de seus orientadores; a reformulação curricular de cursos de licenciatura nas IES em que atuam e a criação ou fortalecimento de programas de mestrado e doutorado na área, especialmente nos estados de origem dos doutores formados.
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Referências
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