REFORMA CURRICULAR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DOUTORAL PELA REAMEC: DUAS MARGENS DE UM RIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19512


Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional do professor, Avaliação de currículos, REAMEC

Resumo

Este trabalho é o resultado parcial de uma tese de doutorado desenvolvida na REAMEC através de uma pesquisa colaborativa que relaciona o campo do currículo com o da formação de professores e seu desenvolvimento profissional. O desenvolvimento profissional do professor vem sendo um tema de estudo considerado importante pelos pesquisadores da área da educação, entendido como um processo contínuo que se inicia antes mesmo do início do curso de licenciatura, se estende ao longo da vida profissional através de experiências de natureza diversas realizadas no contexto concreto do trabalho, recebendo influências dele e influenciando-o retroativamente. O objetivo deste trabalho é identificar contribuições para o desenvolvimento profissional de uma professora pesquisadora no contexto de uma pesquisa colaborativa desenvolvida no processo de reformulação curricular de uma Licenciatura de Ciências Biológicas, enquanto doutoranda do PPGECEM da REAMEC. A análise dos dados evidencia um desenvolvimento profissional coerente com as visões mais atuais deste campo de estudos, categorizadas como revitalização e re-imaginação, as quais concebem o professor como ator do seu processo de formação, papel cada vez mais necessário, dada a complexidade do trabalho e da profissão docente, em que o professor é chamado a participar das decisões sobre seu trabalho, sobre o currículo da instituição em que atua, sobre as reformas curriculares em curso etc. Defendemos que o contexto de reformas curriculares na instituição e o desenvolvimento profissional do professor são como as duas margens de um mesmo rio e a pesquisa ação colaborativa funciona como uma ponte entre estas duas margens.

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Biografia do Autor

  • Aparecida Gasquez de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Vilhena, Rondônia, Brasil.

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em educação pela REAMEC- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Geografia e como áreas de interesse: políticas públicas educacionais; formação docente; práticas pedagógicas; currículo de ciências; educação ambiental.

  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Docente da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Goiânia, Goiás, Brasil

    Graduada em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de filosofia, Ciências e Letras (atual Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1973 e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

SOUSA, Aparecida Gasquez de; MARTINES, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes. REFORMA CURRICULAR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DOUTORAL PELA REAMEC: DUAS MARGENS DE UM RIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25011, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19512. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19512. Acesso em: 5 dez. 2025.

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