REFORMA CURRICULAR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DOUTORAL PELA REAMEC: DUAS MARGENS DE UM RIO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19512Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional do professor, Avaliação de currículos, REAMECResumo
Este trabalho é o resultado parcial de uma tese de doutorado desenvolvida na REAMEC através de uma pesquisa colaborativa que relaciona o campo do currículo com o da formação de professores e seu desenvolvimento profissional. O desenvolvimento profissional do professor vem sendo um tema de estudo considerado importante pelos pesquisadores da área da educação, entendido como um processo contínuo que se inicia antes mesmo do início do curso de licenciatura, se estende ao longo da vida profissional através de experiências de natureza diversas realizadas no contexto concreto do trabalho, recebendo influências dele e influenciando-o retroativamente. O objetivo deste trabalho é identificar contribuições para o desenvolvimento profissional de uma professora pesquisadora no contexto de uma pesquisa colaborativa desenvolvida no processo de reformulação curricular de uma Licenciatura de Ciências Biológicas, enquanto doutoranda do PPGECEM da REAMEC. A análise dos dados evidencia um desenvolvimento profissional coerente com as visões mais atuais deste campo de estudos, categorizadas como revitalização e re-imaginação, as quais concebem o professor como ator do seu processo de formação, papel cada vez mais necessário, dada a complexidade do trabalho e da profissão docente, em que o professor é chamado a participar das decisões sobre seu trabalho, sobre o currículo da instituição em que atua, sobre as reformas curriculares em curso etc. Defendemos que o contexto de reformas curriculares na instituição e o desenvolvimento profissional do professor são como as duas margens de um mesmo rio e a pesquisa ação colaborativa funciona como uma ponte entre estas duas margens.
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