CASA DE BABAÇU EM DEVIR: FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19532Palavras-chave:
REAMEC, Ensino, Amazônia Legal Brasileira, Formação docente, Desenvolvimento ProfissionalResumo
O texto aborda a formação e atuação profissional de uma pedagoga que cursou o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Ele tem como objetivo desvelar o que pode uma pedagoga doutora pela REAMEC na Amazônia Legal. As discussões foram construídas com aporte teórico nos estudos de Alves (2018), Nascimento Filho (2022) e Santos (2022). Incorporamos a ele os elementos da pesquisa narrativa (auto)biográfica (Abrahão, 2006) com opção teórico-metodológica sob o enfoque fenomenológico-hermenêutico (Merleau-Ponty, 2006; Ricoeur, 1994) e Espinozana (Merçon, 2009). Entre os resultados, destacamos o desenvolvimento pessoal e profissional da pesquisadora mediante as articulações entre ensino, pesquisa, extensão e gestão. Concluímos que a formação não acaba com a defesa da tese de doutorado, cujos impactos na atuação profissional constituem o seu devir.
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