CASA DE BABAÇU EM DEVIR: FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19532


Palavras-chave:

REAMEC, Ensino, Amazônia Legal Brasileira, Formação docente, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O texto aborda a formação e atuação profissional de uma pedagoga que cursou o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Ele tem como objetivo desvelar o que pode uma pedagoga doutora pela REAMEC na Amazônia Legal. As discussões foram construídas com aporte teórico nos estudos de Alves (2018), Nascimento Filho (2022) e Santos (2022).  Incorporamos a ele os elementos da pesquisa narrativa (auto)biográfica (Abrahão, 2006) com opção teórico-metodológica sob o enfoque fenomenológico-hermenêutico (Merleau-Ponty, 2006; Ricoeur, 1994) e Espinozana (Merçon, 2009). Entre os resultados, destacamos o desenvolvimento pessoal e profissional da pesquisadora mediante as articulações entre ensino, pesquisa, extensão e gestão. Concluímos que a formação não acaba com a defesa da tese de doutorado, cujos impactos na atuação profissional constituem o seu devir.

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Biografia do Autor

  • Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Codó, Maranhão, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2, do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís atuando na Linha de Pesquisa de Gênero nos dois programas. Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ). 

  • Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil

    Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

  • José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve estudos e pesquisas mobilizando os suportes teóricos fenomenológicos, estabelece aproximações aos estudos da Filosofia da Diferença nas áreas da Educação e do Ensino de Ciências. Dedica-se as seguintes temáticas: processos educativos em espaços escolares e não escolares; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências e da educação; corporeidades negras, indígenas e das diferentes orientações sexuais. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na Graduação de Pedagogia, no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, no mestrado em Educação da UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte. Entre 2017-2019 foi Coordenador do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia; desde 2020 exerce a função de Coordenador do Programa de doutorado em Educação na Amazônia Educanorte, Polo Manaus- UEA. É professor de acompanhamento de estágio pós-doutoral. Atualmente é bolsista de produtividade em CTI Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM.

Referências

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

OLIVEIRA, Kelly Almeida de; VIZOLLI, Idemar; AGUIAR, José Vicente de Souza. CASA DE BABAÇU EM DEVIR: FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25015, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19532. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19532. Acesso em: 5 dez. 2025.

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