A CONCEPÇÃO DE SAÚDE-DOENÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9271

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Séries Iniciais, PCN/BNCC, Saúde-Doença.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a concepção de saúde-doença inserida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico e documental em que se buscou reconstruir a historicidade do tema, numa perspectiva teórica a partir de documentos de referência e literaturas da temática em questão, com ênfase na versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) em paralelo às discussões teóricas que tratam desse assunto. Nota-se que as concepções de saúde-doença foram sendo modificadas em decorrência das questões de saúde de sua época, considerando as necessidades da sociedade. A BNCC, quanto trata do ensino de Ciências Naturais, apresenta uma compreensão de saúde-doença de forma ampliada, considerando-a além do estado de equilíbrio do corpo como um bem individual e coletivo, sendo possível refletir o que é preciso para promover a saúde individual e coletiva. Os resultados apontam uma pequena modificação na forma de tratar educação em saúde ao mesmo tempo em que destaca a importância da discussão da temática para a promoção em saúde de forma contextualizada.

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Biografia do Autor

Glenda Gabriele Bezerra Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA no Centro de Estudos Superiores de Parintins- CESP. Pós- Graduada em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto de Apoio Superior do Norte- Educanorte, tendo como orgão certificador a Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz- FACIBRA/PR. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEECC, na Universidade do Estado do Amazonas-UEA/ ENS.

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

BELTRÃO, G. G. B.; AGUIAR, J. V. de S. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE-DOENÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 56–73, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9271. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9271. Acesso em: 26 nov. 2024.