NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DO PNAIC AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMAS, TOCANTINS
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.9589Palavras-chave:
PNAIC. Ensino de matemática. Ciclo de alfabetização.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla e tem como cujo objetivo verificar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao processo de ensino e aprendizagem de matemática no ciclo de alfabetização na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, Palmas, TO. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a supervisora escolar, a orientadora de estudos e com quatro professoras alfabetizadoras que participaram na formação continuada do PNAIC, e observações em sala de aula. Os resultados indicam que a formação do PNAIC forneceu contribuições significativas para a prática docente, principalmente em relação ao uso de metodologias diferenciadas para o ensino dos conteúdos, como o uso de jogos educativos e de sequências didáticas, além da ruptura com o modelo tradicional de avaliação.
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