MATEMÁTICA EM CONTEXTO E APLICAÇÕES: CONEXÕES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p5-27.i5858Palavras-chave:
Arte, Matemática, Livros didáticos.Resumo
A Matemática e a Arte estão diretamente ligadas à vivência humana. O presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis conexões entre Arte e Matemática presentes em livros didáticos do Ensino Médio utilizados por professores do Instituto Federal do Pará – Campus Conceição do Araguaia. O estudo foi organizado em duas etapas: na primeira analisa-se imbricações e rupturas nas relações históricas entre Arte e Matemática; na segunda estuda-se o modo como é abordada a Arte nos livros didáticos de Matemática. A metodologia utilizada se consistiu de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, em que resenha-se aspectos de Artes e Matemática. Os resultados indicam um distanciamento da relação entre essas duas áreas de conhecimento, ainda que, em diversos momentos da história, elas se inter-relacionavam. São raras e elementares as abordagens entre Arte e Matemática apresentadas nos livros didáticos analisados e tampouco exploram possibilidades de aprendizagens de conceitos na e entre as áreas de conhecimento.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARTE E MATEMÁTICA: Arte e números. Direção TV ESCOLA José Roberto Sadek. Produção TV ESCOLA Luciana Pires e Marilda Cabral. 2000. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/arteenumeros>. Acesso em: 01 jul. 2017.
ATALAY, Bulent. A Matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência. Tradução: Mário Vilela. 2 ed. rev e atual. São Paulo: Publicações Mercuryo Novo Tempo, 2009.
BOYER, Karl Benjamin. História da Matemática. Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Katia Regina Ashton. Fazendo arte com a matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERRARI, Solange dos Santos Utuari et al. Por Toda Parte: volume único. 1 ed. São Paulo: FTD, 2013.
GUERRA, Eliane Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Grupo Ãnima Educação: Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_quali.pdf acesso em: 03/10/2017.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática. São Paulo: Rêspel, 2003.
MATEMÁTICA- Guernica e sua proporções. Direção Geral: Janie Paula. Produção: Claudia Cortez. 2000. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fU2yQV6LEwU>. Acesso em: 02 jul. 2017.
REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
VIZOLLI, Idemar. Partes, Um modo de efetuar a partilha do pescado. In: Educação Matemática em Revista. Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM/RS): Canoas, RS: ULBRA, 2009, n. 10, 2009. Disponível em: http://www.sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/viewFile/33/31 acesso em: 15/08/2017.
ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
COSTA, Cristina. Questões de arte. O belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo:Moderna, 2004.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da filosofia: dos pré-socráticos a Santo Agostinho. São Paulo: Contexto, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.