MATEMÁTICA EM CONTEXTO E APLICAÇÕES: CONEXÕES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p5-27.i5858

Palavras-chave:

Arte, Matemática, Livros didáticos.

Resumo

A Matemática e a Arte estão diretamente ligadas à vivência humana. O presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis conexões entre Arte e Matemática presentes em livros didáticos do Ensino Médio utilizados por professores do Instituto Federal do Pará – Campus Conceição do Araguaia. O estudo foi organizado em duas etapas: na primeira analisa-se imbricações e rupturas nas relações históricas entre Arte e Matemática; na segunda estuda-se o modo como é abordada a Arte nos livros didáticos de Matemática. A metodologia utilizada se consistiu de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, em que resenha-se aspectos de Artes e Matemática. Os resultados indicam um distanciamento da relação entre essas duas áreas de conhecimento, ainda que, em diversos momentos da história, elas se inter-relacionavam. São raras e elementares as abordagens entre Arte e Matemática apresentadas nos livros didáticos analisados e tampouco exploram possibilidades de aprendizagens de conceitos na e entre as áreas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adílio Jorge Sabino, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Artes na Educação (2014) e em Educação Matemática (2013) pela FACIMAB; Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2007). Licenciado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2014), Campus Gurupi. Atualmente é professor efetivo no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia. Membro da Comissão de Extensão do Campus do IFPA em Conceição do Araguaia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e na área de Artes Cênicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, arte, teatro, educação, formação.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena. https://orcid.org/0000-0002-7341-7099

Referências

ARTE E MATEMÁTICA: Arte e números. Direção TV ESCOLA José Roberto Sadek. Produção TV ESCOLA Luciana Pires e Marilda Cabral. 2000. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/arteenumeros>. Acesso em: 01 jul. 2017.

ATALAY, Bulent. A Matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência. Tradução: Mário Vilela. 2 ed. rev e atual. São Paulo: Publicações Mercuryo Novo Tempo, 2009.

BOYER, Karl Benjamin. História da Matemática. Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Katia Regina Ashton. Fazendo arte com a matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERRARI, Solange dos Santos Utuari et al. Por Toda Parte: volume único. 1 ed. São Paulo: FTD, 2013.

GUERRA, Eliane Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Grupo Ãnima Educação: Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_quali.pdf acesso em: 03/10/2017.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática. São Paulo: Rêspel, 2003.

MATEMÁTICA- Guernica e sua proporções. Direção Geral: Janie Paula. Produção: Claudia Cortez. 2000. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fU2yQV6LEwU>. Acesso em: 02 jul. 2017.

REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

VIZOLLI, Idemar. Partes, Um modo de efetuar a partilha do pescado. In: Educação Matemática em Revista. Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM/RS): Canoas, RS: ULBRA, 2009, n. 10, 2009. Disponível em: http://www.sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/viewFile/33/31 acesso em: 15/08/2017.

ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

COSTA, Cristina. Questões de arte. O belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo:Moderna, 2004.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da filosofia: dos pré-socráticos a Santo Agostinho. São Paulo: Contexto, 2008.

Publicado

2018-05-10

Como Citar

SABINO, A. J.; VIZOLLI, I. MATEMÁTICA EM CONTEXTO E APLICAÇÕES: CONEXÕES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 5–27, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p5-27.i5858. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5858. Acesso em: 19 abr. 2024.