CRIPTOGRAFIA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÃO INVERSA
DOI:
10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p196-212.i8146Palavras-chave:
Ensino, Criptografia, Função Inversa, Matemática.Resumo
A Criptografia encontra grande aplicabilidade na proteção de informações sigilosas e pode se constituir como motivadora ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Assim, desafiamo-nos a compreender a estruturação da Criptografia, bem como utilizar a função inversa para codificar e decodificar mensagens. Trata-se de um estudo teórico, a partir da literatura que versa sobre Criptografia e Função Inversa. Para tanto, tratamos da criptografia e sua utilização, sobretudo a partir do advento das tecnologias de comunicação; apresentamos o sistema de criptografia de chave pública – Rivest, Shamir, Adleman (RSA); e o conceito de função inversa. A partir disso, elaboramos uma proposta de atividades didáticas com vistas ao processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que Criptografia se constitui como uma possibilidade metodológica promissora para o desenvolvimento de atividades didáticas, com vistas à compreensão do conceito de função inversa.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARINOS, Edgard José dos Santos. Criptografia: aplicações no ensino fundamental e médio. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso de Sul, Campo Grande, MS.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: ensino de quinta a oitava séries. Brasília, 1998.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da adolescência. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN. Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
COUTINHO, Severino Collier. Números Inteiros e Criptografia RSA. 2. Ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, 2009.
COUTINHO, Severino Collier. Criptografia. Rio de Janeiro, Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC-OBMEP), 2015. Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. nº 7, 1ª edição.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01-13, Sem II. 2008.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013.
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GANASSOLI, Ana Paula; SCHANKOSKI, Fernanda Ricardo. Matemática e Criptografia. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional - PROFMAT) – Departamento de Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.
OLIVEIRA, Daiane de; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute. O uso de criptografia no ensino de matemática. In: XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.
ROSSETO, Cintia Kohori. Criptografia como recurso didático: uma proposta metodológica aos professores de matemática. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional - PROFMAT) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, SP.
SINGH, Simon. O Livro dos Códigos: A Ciências do Sigilo - do Antigo Egito à Criptografia Quântica. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SINGH, Simon. O Livro dos Códigos. trad. Jorge Calife. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.