SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Autores

  • José Vicente de Souza Aguiar revistareamec@ufmt.br
    Universidade do Estado do Amazonas http://lattes.cnpq.br/9130080603912569
  • Izaura Rodrigues Nascimento revistareamec@ufmt.br
    Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p126-147.i5321

Palavras-chave:

Sociedade, Meio Ambiente, Cidadania.

Resumo

Este artigo visa fazer uma análise entrelaçando meio ambiente, cidadania e compromisso político, a fim de demonstrar que estas questões estão também relacionadas aos problemas sociais, com destaque para problemas habitacionais, aos problemas oriundos das desigualdades sociais e finalmente a urgência em se elaborar uma proposta de Políticas Públicas que possa desenvolver ações de curto, médio e longo prazo visando tanto conter as agressões ambientais, quanto proporcionar melhores condições de vida aos mais necessitados, principalmente aqueles que foram, por algum motivo, levados a morar em áreas de riscos ambientais, que comprometem suas vidas. A análise realizada considera como elemento essencial a problematização envolvendo sociedade e meio ambiente a partir de uma perspectiva filosófica, centrada na ideia de uma ação de estado referenciada no princípio de justiça, que considera a vida do homem e da natureza como um direito inalienável, numa abordagem em que se destaca a necessidade de integração entre homem e natureza, de maneira a evidenciar que tanto a vida da natureza, quanto a vida humana estão numa relação de dependência mútua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte.

Izaura Rodrigues Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional (UnB/UFRR/Flacso), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1994) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, atuando no Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, no Mestrado em Direito Ambiental e nos cursos de graduação em Ciências Econômicas e em Direito da UEA. Tem experiência tambem nas seguintes áreas: docência superior em Relações Internacionais, Sociologia, Antropologia; em gestão de C&T e; experiência técnica na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, conservação ambiental e política de ciência e tecnologia. Integrante, desde setembro de 2020, da Rede Amazônica de Regularização Fundiária, com participação no Grupo de Trabalho Estadual de Regularização Fundiária (GTE/Amazonas).

Publicado

2016-06-30

Como Citar

AGUIAR, J. V. de S.; NASCIMENTO, I. R. SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 1, p. 126–147, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p126-147.i5321. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5321. Acesso em: 25 jul. 2024.