O MULTICULTURALISMO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9277

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Currículo, Formação de professores de Ciências.

Resumo

O debate acerca do multiculturalismo e da diversidade cultural vem se intensificando nas últimas décadas. Tal debate não pode ficar à margem das discussões acerca das necessidades formativas dos professores, pois as escolas compõem a sociedade, e os professores irão se deparar com questões relativas à diversidade cultural nos espaços educacionais, principalmente nas salas de aula. Documentos recentes que norteiam a formação de professores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para a Educação Básica, trazem orientações para que essa temática seja contemplada nos cursos de licenciatura de todas as áreas. Este artigo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo discutir a inserção do multiculturalismo em currículos de cursos de licenciatura de Ciências Biológicas. A partir do referencial teórico de Moreira (2002), Canen (2010), Silva (2000) e Hypólito e Moreira (2003), são vislumbrados alguns caminhos para a inserção dessa temática nos currículos de formação de professores da referida disciplina, tais como dinâmicas de sensibilização de identidades; ancoragem social de conteúdos; necessidade de reescrever o conhecimento a partir da visão dos diferentes grupos, de forma a desafiar a lógica de construção dos conhecimentos que privilegiou o eurocentrismo, o masculino e o branco; e discussões sobre a pseudoneutralidade da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aparecida Gasquez de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em educação pela REAMEC- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Geografia e como áreas de interesse: políticas públicas educacionais; formação docente; práticas pedagógicas; currículo de ciências; educação ambiental. 

Maranei Rohers Penha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Educação, Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2008). Especialista em Geografia e Ensino no Contexto Amazônico pela UNIR (1999) Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1985). Licenciada em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (1996). Especialista em Gestão Escolar pela UNIR (2003). Atualmente Professora do Câmpus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Érica Jaqueline Pizapio Teixeira, Instituto Federal de ciências e Tecnologia

Estuda Doutorado Profissional em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia no programa PPGEE/Prof. Mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT/, com estudos apresentados sobre o tema "Brinquedos e Brincadeiras nas telas de Portinari: Um Estudo Sobre a Infância Lúdica Contemporânea". Professora Pedagoga do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia. Formação de nível médio em Magistério. Especialização em Gestão Escolar, Especialização em Mídias na Educação, especialização em Docência do Ensino Superior e especialização em gestão escolar Sistema EAD. Experiência na docência de educação infantil, alfabetização e séries inicias. Atuação profissão na supervisão escolar na rede municipal da secretaria municipal de educação e desporto (SEMED) no município de Cerejeiras em atendimento às escolas da cidade e do campo; Atuação como coordenadora do projeto "Educador Nota Dez" na rede estadual de ensino (SEDUC); Atuação profissional como coordenadora de cultura na rede estadual (SEDUC) no município de Colorado do Oeste. Atuação na docência de Nível Superior no curso de Pedagogia na rede privada (Faculdade de Educação de Colorado do Oeste- FAEC). Atualmente professora no Instituto federal de Rondônia com atuação nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Zootecnia e Técnico Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Referências

BRASIL. Resolução n.º 2, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para a Educação Básica. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 de julho de 2015, Seção 1, p. 8-12. Disponível em: https://bit.ly/2o5nNlV. Acesso em: 10 fev. 2017.

CANDAU, V. M.; KOFF, A. M. N. S. e. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Revista Educação & Sociedade, ano XXVII, n. 95, maio/ago, 2006.

CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FORQUIN, J.-C. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dezembro/2000.

GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Revista Pro-Posições, v. 19, n. 03 (57) – set/dez 2008.

HYPÓLITO, L. A. G.; MOREIRA, Á. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento – Entrevista com Boaventura de Sousa Santos. Revista Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 2, p. 5-23, jul./dez., 2003.

INFOPÉDIA. Protolíngua. Disponível em: https://bit.ly/2MSoWJF. Acesso em: 12 jul. 2019.

MOREIRA, A. F. B. Currículo, Diferença Cultural e Diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, agosto 2002.

ORTIZ, R. Universalismo e diversidade: Contradições da modernidade-mundo. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

PIZZANI, L.; SILVA, R. C. da.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v. 10, n.1, p. 53-66, jul./dez. 2012.

SILVA, T. T. da. Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. de 2000.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

SOUSA, A. G. de; PENHA, M. R.; TEIXEIRA, Érica J. P. O MULTICULTURALISMO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 111–125, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9277. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9277. Acesso em: 26 abr. 2024.