A ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS ARITMÉTICAS E EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS ALGÉBRICAS QUE ENVOLVEM NÚMEROS NATURAIS E NÚMEROS DECIMAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13540

Palavras-chave:

Questões aritméticas. , Questões algébricas, Questões multiplicativas. , Escolha da operação. , Números naturais e Números decimais.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como questão de pesquisa: Os estudantes que escolhem corretamente as operações em questões que envolvem números naturais conseguem ter a mesma capacidade em questões que envolvem números decimais em questões do campo multiplicativo? Diante dessa questão, o objetivo do estudo foi investigar como se comporta o percentual de acerto da escolha da operação em questões multiplicativas com números decimais quando há a escolha correta da operação em questões multiplicativas com números naturais. A produção das informações ocorreu por meio de um teste aplicado à 109 estudantes de cinco turmas de três escolas públicas situadas na cidade de Confresa, no estado de Mato Grosso, Brasil. O teste continha questões multiplicativas que envolviam números naturais e números decimais com estruturas similares, divididas em questões do tipo aritmético e do tipo algébrico. Os dados obtidos pelos testes compostos por questões multiplicativas aritméticas e questões multiplicativas algébricas com números naturais e números decimais indicaram altos percentuais de acerto da escolha da operação em questões multiplicativas envolvendo números decimais quando ocorreu o acerto da escolha da operação em questões multiplicativas envolvendo números naturais. Além disso, foi possível perceber que o desempenho dos estudantes em questões multiplicativas do tipo aritmético foi melhor em relação à resolução de questões do tipo algébrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Ana Paula Nunes Felix, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Professora de Matemática da Rede Pública Estadual (PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática e Sequência Didática para ensino de problemas aditivos.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Referências

COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, Confresa, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6 . Acesso em: 18 mar. 2021.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 79-108.

JUCA, Rosineide De Sousa. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais. 2014. 283 f. Belém: Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2224044. Acesso em: 10 set. 2017.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 4 ago. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

NOLASCO, Fábio Mascarenhas. Aspectos para uma história crítica da Análise: analítica kantiana e lagrangiana. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, v. 10, n. 18, p. 64-76, 2013. Disponível em: http://ojs.hegelbrasil.org/index.php/reh/article/view/68/61. Acesso em: 25 maio 2018.

SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Natal: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rrio Grande do Norte, Natal, 2003.

SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, Jhon Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 12, p. 253-278, dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 10 maio 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.

SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393 f. Belém: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

SANTOS, Martielle Soledade Souza; NOUR, Alfredo Dib Nour. Educação Financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros conmpostos na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 45-64, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/607. Acesso em: 5 jul. 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607

SCHWARTZ, Judah. Intensive Quantity and Referent Transforming Arithmetic Operations. In: HIEBERT, James; BEHR, Merlyn (Org.). Number concepts and operations in the middle grades. Reston, Va: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.

SOBREIRA, Andre; PEREIRA, Ducival Carvalho; SÁ, Pedro Franco de. O ensino do valor do dinheiro no tempo por meio de atividades. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e002, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/788. Acesso em: 12 out. 2021.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009. 322 p.

WOHLFART, João Alberto. A lógica do ser de Hegel. Veritas, Porto Alegre, v. 62, n. 2, p. 467-475, 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28128/16053. Acesso em: 25 maio 2018.

Publicado

2022-04-06

Como Citar

LOPES, T. B.; FELIX, A. P. N.; SÁ, P. F. de. A ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS ARITMÉTICAS E EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS ALGÉBRICAS QUE ENVOLVEM NÚMEROS NATURAIS E NÚMEROS DECIMAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22020, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13540. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13540. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>